Perfil dos professores do ensino fundamental de uma rede pública sobre transtornos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X7907Palavras-chave:
Transtorno de aprendizagem, Professores, Escola.Resumo
O presente estudo se propôs identificar o saber daquele que atua diretamente com o aluno, o professor, por considerá-lo um personagem importante no processo de identificação de alunos com transtornos de aprendizagem. Assim o objetivo foi verificar e analisar o conhecimento do professor quanto ao transtorno de aprendizagem. Para atender o objetivo, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas em 78 professores de ambos os gêneros com predomínio do feminino, com média de idade de 35 anos e 7 meses pertencentes à uma rede pública de ensino fundamental de uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Na análise foi observado três grupos de professores, aqueles que apresentam conhecimento, aqueles que apresentam conhecimento parcial, e os que desconhecem o assunto. Torna-se de extrema importância que se realizem projetos de formação para a prática de leitura do professor, onde se discutam as suas atitudes afetivas, experiências pessoais e pedagógicas, as concepções que ele tem sobre o s transtornos de aprendizagem, suas características, para que possam motivar o aluno para a aprendizagem.Downloads
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