Contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

Sandra Lúcia Silva Araújo, Maria Amélia Almeida

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8639

 

Neste artigo procuraremos mostrar as possíveis contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de alunos com deficiência intelectual, por meio deuma análise reflexiva com base na literatura pertinente. Em um crescente processo de inclusão escolar, o ingresso de pessoas com deficiência intelectual tem representado um número significativo não somente no ambiente escolar como também no atendimento educacional especializado. A inclusão desses alunos tem despertado uma atenção especial assim como a necessidade de fazer ajustes ereflexões. Uma contribuição nesse sentido é a prática da consultoria colaborativa, que pode ser considerada como uma parceria entre professor de educação especial, ensino comum e outros profissionais. A efetivação dessa parceria pode trazer importantes contribuições para a família, para a escola  epara a comunidade. Neste sentido, a consultoria colaborativa pode ser uma alternativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, não apenas no âmbito da intervenção mas também no âmbito da prevenção, da reflexão e da transformação do meio escolar. Procuraremos, assim, fazer algumas reflexões sobre o tema, tomando como base a literatura pertinente. Palavras-chave: consultoria colaborativa, inclusão escolar, deficiência intelectual.


Palavras-chave


Collaborative consultation; School inclusion; Intellectual disabilities.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8639

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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