Contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X8639Palavras-chave:
Collaborative consultation, School inclusion, Intellectual disabilities.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8639
Neste artigo procuraremos mostrar as possíveis contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de alunos com deficiência intelectual, por meio deuma análise reflexiva com base na literatura pertinente. Em um crescente processo de inclusão escolar, o ingresso de pessoas com deficiência intelectual tem representado um número significativo não somente no ambiente escolar como também no atendimento educacional especializado. A inclusão desses alunos tem despertado uma atenção especial assim como a necessidade de fazer ajustes ereflexões. Uma contribuição nesse sentido é a prática da consultoria colaborativa, que pode ser considerada como uma parceria entre professor de educação especial, ensino comum e outros profissionais. A efetivação dessa parceria pode trazer importantes contribuições para a família, para a escola epara a comunidade. Neste sentido, a consultoria colaborativa pode ser uma alternativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, não apenas no âmbito da intervenção mas também no âmbito da prevenção, da reflexão e da transformação do meio escolar. Procuraremos, assim, fazer algumas reflexões sobre o tema, tomando como base a literatura pertinente. Palavras-chave: consultoria colaborativa, inclusão escolar, deficiência intelectual.
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