<b>Perfil da pessoa com deficiência no mercado de trabalho na cidade de São Carlos-SP</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1434Palavras-chave:
Special education, People with disabilities, Job market, Social inclusion.Resumo
O ingresso da pessoa com deficiência no mundo do trabalho pode ser considerado uma forma de inclusão social. No Brasil, há legislação favorável ao ingresso e à permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Os estudos realizados sobre essa temática evidenciam correlação entre nível de escolaridade, qualificação profissional e condições de ingresso. Contudo, seria importante descrever como os diferentes tipos de deficiência estão relacionados com estas variáveis. Este estudo teve como objetivo caracterizar a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em relação ao tipo de deficiência, nível de escolaridade, qualificação profissional e ocupação atual. Participaram do estudo 92 funcionários com diferentes tipos de deficiência provenientes de quatro empresas localizadas na cidade de São Carlos-SP, com mais de cem funcionários cada. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados foi feita de forma quantitativa. Os resultados indicaram que o ingresso profissional da pessoa com deficiência é feito de acordo com as regras que regem o mercado de trabalho atual, tais como: escolaridade, produtividade e competitividade.Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com deficiência. Mercado de trabalho. Inclusão social.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).