<b>Perfil da pessoa com deficiência no mercado de trabalho na cidade de São Carlos-SP</b>

Autores

  • Aline Aparecida Veltrone Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria Amélia Almeida Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1434

Palavras-chave:

Special education, People with disabilities, Job market, Social inclusion.

Resumo

O ingresso da pessoa com deficiência no mundo do trabalho pode ser considerado uma forma de inclusão social. No Brasil, há legislação favorável ao ingresso e à permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Os estudos realizados sobre essa temática evidenciam correlação entre nível de escolaridade, qualificação profissional e condições de ingresso. Contudo, seria importante descrever como os diferentes tipos de deficiência estão relacionados com estas variáveis. Este estudo teve como objetivo caracterizar a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em relação ao tipo de deficiência, nível de escolaridade, qualificação profissional e ocupação atual. Participaram do estudo 92 funcionários com diferentes tipos de deficiência provenientes de quatro empresas localizadas na cidade de São Carlos-SP, com mais de cem funcionários cada. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados foi feita de forma quantitativa. Os resultados indicaram que o ingresso profissional da pessoa com deficiência é feito de acordo com as regras que regem o mercado de trabalho atual, tais como: escolaridade, produtividade e competitividade.

Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com deficiência. Mercado de trabalho. Inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Veltrone, A. A., & Almeida, M. A. (2010). <b>Perfil da pessoa com deficiência no mercado de trabalho na cidade de São Carlos-SP</b>. Revista Educação Especial, 23(36). https://doi.org/10.5902/1984686X1434

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>