<b>Inclusão e fracasso escolar: o que pensam os alunos com deficiência mental?</b>
Palavras-chave:
Special Education, School Inclusion, Mental Disability.Resumo
O objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos com deficiência mental sobre a aprendizagem do conteúdo curricular numa classe comum de uma escola regular. Participaram do estudo 10 alunos com deficiência mental, egressos de espaços da Educação Especial e matriculados nas classes comuns das escolas regulares. O procedimento de coleta de dados envolveu entrevistas com os 10 alunos. A análise dos dados para as respostas das entrevistas foi feita a partir da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os alunos, apesar de evidenciarem gostar da escola, afirmam ter dificuldades com a aprendizagem do conteúdo curricular, especialmente porque não há adequação do ensino às necessidades dos alunos. Os dados indicam a importância de que as escolas organizem novas situações de ensino-aprendizagem que de fato atendam a diversidade, além do sistema educacional rever a produção do fracasso escolar para que de fato possamos desenvolver práticas pedagógicas inclusivas bem-sucedidas.Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Deficiência Mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).