<b>Inclusão e fracasso escolar: o que pensam os alunos com deficiência mental?</b>

Autores/as

  • Aline Aparecida Veltrone
  • Enicéia Gonçalves Mendes

Palabras clave:

Special Education, School Inclusion, Mental Disability.

Resumen

O objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos com deficiência mental sobre a aprendizagem do conteúdo curricular numa classe comum de uma escola regular. Participaram do estudo 10 alunos com deficiência mental, egressos de espaços da Educação Especial e matriculados nas classes comuns das escolas regulares. O procedimento de coleta de dados envolveu entrevistas com os 10 alunos. A análise dos dados para as respostas das entrevistas foi feita a partir da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os alunos, apesar de evidenciarem gostar da escola, afirmam ter dificuldades com a aprendizagem do conteúdo curricular, especialmente porque não há adequação do ensino às necessidades dos alunos. Os dados indicam a importância de que as escolas organizem novas situações de ensino-aprendizagem que de fato atendam a diversidade, além do sistema educacional rever a produção do fracasso escolar para que de fato possamos desenvolver práticas pedagógicas inclusivas bem-sucedidas.

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Deficiência Mental.

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Publicado

2009-04-29

Cómo citar

Veltrone, A. A., & Mendes, E. G. (2009). <b>Inclusão e fracasso escolar: o que pensam os alunos com deficiência mental?</b>. Revista De Educación Especial, 22(33), 59–72. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/169

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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