Relato de experiência no Canadá: Conhecendo a inclusão escolar em Quebec

Mara Silvia Pasian, Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo


O presente artigo relata uma visita de estudos ao Canadá, que foi parte das atividades científicas desenvolvidas ao longo do pós-doutorado da pesquisadora, na área de educação especial, apoiado pela FAPESP. O motivo principal desta visita foi conhecer aspectos relevantes da política de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais em escolas públicas de ensino regular em uma cidade do interior de Quebec. Nesta visita, foi possível conhecer o espaço físico das escolas e das salas de aulas, além de outras observações a respeito da infraestrutura das escolas, coletar informações referentes ao funcionamento da sala de aula e dos alunos através de relatos do professor efetivo, do professor assistente e da psicóloga responsável. Como resultados, são apresentadas as principais características sobre a inclusão escolar em Quebec e os apoios fornecidos para as crianças com necessidades especiais no decorrer do ano letivo. Outro ponto relevante desta visita foi a possibilidade de conhecer qual o público atendido, como é realizada a identificação de alunos como especiais, como é a organização da sala de aula e quais são os profissionais envolvidos nos serviços de apoio. Espera-se socializar as informações coletadas com a comunidade cientifica brasileira interessada no tema, a fim de favorecer oportunidades de


Palavras-chave


Inclusão Escolar; Educação Especial; intercâmbio educacional internacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X17845

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________