Relato de experiência no Canadá: Conhecendo a inclusão escolar em Quebec

Autores

  • Mara Silvia Pasian UQTR- Université du Quebec à Trois-Rivières
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17845

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Educação Especial, intercâmbio educacional internacional.

Resumo

O presente artigo relata uma visita de estudos ao Canadá, que foi parte das atividades científicas desenvolvidas ao longo do pós-doutorado da pesquisadora, na área de educação especial, apoiado pela FAPESP. O motivo principal desta visita foi conhecer aspectos relevantes da política de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais em escolas públicas de ensino regular em uma cidade do interior de Quebec. Nesta visita, foi possível conhecer o espaço físico das escolas e das salas de aulas, além de outras observações a respeito da infraestrutura das escolas, coletar informações referentes ao funcionamento da sala de aula e dos alunos através de relatos do professor efetivo, do professor assistente e da psicóloga responsável. Como resultados, são apresentadas as principais características sobre a inclusão escolar em Quebec e os apoios fornecidos para as crianças com necessidades especiais no decorrer do ano letivo. Outro ponto relevante desta visita foi a possibilidade de conhecer qual o público atendido, como é realizada a identificação de alunos como especiais, como é a organização da sala de aula e quais são os profissionais envolvidos nos serviços de apoio. Espera-se socializar as informações coletadas com a comunidade cientifica brasileira interessada no tema, a fim de favorecer oportunidades de

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Silvia Pasian, UQTR- Université du Quebec à Trois-Rivières

Pós doutoranda em psicologia na UQTR- Université du Quebec à Trois-Rivières

Pós doutorado em Educação Especial (UFSCar)

Doutora em Psicologia (USP)

Mestre em Educação Especial (UFSCar)

Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professora doutora da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Pasian, M. S., & Mendes, E. G. (2016). Relato de experiência no Canadá: Conhecendo a inclusão escolar em Quebec. Revista Educação Especial, 29(56), 621–634. https://doi.org/10.5902/1984686X17845

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>