Relato de experiência no Canadá: Conhecendo a inclusão escolar em Quebec
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X17845Parole chiave:
Inclusão Escolar, Educação Especial, intercâmbio educacional internacional.Abstract
O presente artigo relata uma visita de estudos ao Canadá, que foi parte das atividades científicas desenvolvidas ao longo do pós-doutorado da pesquisadora, na área de educação especial, apoiado pela FAPESP. O motivo principal desta visita foi conhecer aspectos relevantes da política de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais em escolas públicas de ensino regular em uma cidade do interior de Quebec. Nesta visita, foi possível conhecer o espaço físico das escolas e das salas de aulas, além de outras observações a respeito da infraestrutura das escolas, coletar informações referentes ao funcionamento da sala de aula e dos alunos através de relatos do professor efetivo, do professor assistente e da psicóloga responsável. Como resultados, são apresentadas as principais características sobre a inclusão escolar em Quebec e os apoios fornecidos para as crianças com necessidades especiais no decorrer do ano letivo. Outro ponto relevante desta visita foi a possibilidade de conhecer qual o público atendido, como é realizada a identificação de alunos como especiais, como é a organização da sala de aula e quais são os profissionais envolvidos nos serviços de apoio. Espera-se socializar as informações coletadas com a comunidade cientifica brasileira interessada no tema, a fim de favorecer oportunidades de
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).