Considerações acerca da tecnologia assistiva no cenário educacional brasileiro

David dos Santos Calheiros, Enicéia Gonçalves Mendes, Gerusa Ferreira Lourenço

Resumo


A partir da demanda crescente de produção de conhecimento teórico e prático sobre tecnologia assistiva (TA) nos seus múltiplos contextos no Brasil, o presente texto tem por objetivo apresentar considerações a respeito dessa temática no campo da educação. Por meio de uma revisão de estudos sobre conceitos e práticas, trazemos considerações quanto as definições utilizadas, políticas que legitimam essa interface de uso na educação e investigações sobre práticas já realizadas, destacando três grandes obstáculos identificados: a imprecisão do atual conceito de TA, as dificuldades no acesso aos recursos, e a falta de formação dos profissionais envolvidos. A direção tomada indica que há cada vez mais demandas pela manutenção dos investimentos realizados no país, como capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de ações mais assertivas quanto ao uso mais eficiente desses recursos no contexto educacional brasileiro, no sentido de que ele realmente atinja seus objetivos na garantia de autonomia e participação nas atividades cotidianas.


Palavras-chave


Educação especial; Tecnologia assistiva; Formação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X18825

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOI10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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