Capacitação de parceiros de comunicação de alunos com necessidades complexas de comunicação no contexto escolar: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68753

Palavras-chave:

Comunicação Alternativa, Formação de professores, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Parceiros de comunicação são figuras muito importantes no processo de implementação de sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), e, no contexto escolar, os professores de alunos com necessidades complexas de comunicação são seus principais interlocutores. A literatura aponta para a existência de um déficit no preparo desses professores para lidar com as demandas de comunicação apresentadas por esses alunos, o que enfatiza a necessidade de que formações iniciais e continuadas sejam ofertadas para minimizar tais problemáticas. Frente a este cenário, este estudo buscou investigar como tais capacitações têm sido propostas. Para tanto, foi adotada uma metodologia de pesquisa de revisão sistemática da literatura, com buscas avançadas de artigos no Portal de Periódicos da CAPES e no SciELO, publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas inglês e português, obtendo-se uma amostra final de 22 artigos. Os resultados desses artigos apontam que as formações têm sido propostas principalmente no contexto internacional, com baixa recorrência no contexto nacional reportadas nessas bases de dados. Ainda, os programas de treinamento tem focado num público de parceiros de comunicação para além do professor, incluindo demais profissionais da educação, como os paraprofissionais, os pares e a família do usuário, bem como os próprios usuários de CAA. Todos os artigos relataram resultados positivos em pelo menos alguma das estratégias ensinadas, reforçando a necessidade de que estes profissionais recebam treinamento adequado e estejam preparados para lidar com as demandas de seus alunos. Conclui-se a relevância das investigações sobre formação e capacitação de interlocutores e parceiros no âmbito escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Costa Borges, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Graduada na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Referências

BEUKELMAN, David R.; MIRENDA, Pat. Augmentative & Alternative Communication: supporting children & adults with complex communication needs. 3. ed. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co., 2005.

BIGGS, Elizabeth E. et al. Enhancing Peer Network Interventions for Students With Complex Communication Needs. Exceptional Children, v. 85, n. 1, p. 66-85, 2018.

BROWN, Tiara Saufley; STANTON-CHAPMAN, Tina L. Experiences of paraprofessionals in US preschool special education and general education classrooms. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 17, n. 1, p. 18-30, 2017.

CARNEVALE, Luciana Branco. et al. Comunicação Alternativa no Contexto Educacional: Conhecimento de Professores. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 2, p. 243-256, abr./jun. 2013.

CHAZIN, Kate T. et al. Implementation and Intervention Practices to Facilitate Communication Skills for a Child With Complex Communication Needs. Journal of Early Intervention, v. 40, n. 2, p. 138-157, 2018.

CHUNG, Yun-Ching; DOUGLAS, Karen H. A Peer Interaction Package for Students with Autism Spectrum Disorders who Use Speech-Generating Devices. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 27, p. 831-849, 2015.

DADA, Shakila; ALANT, Erna. The Effect of Aided Language Stimulation on Vocabulary Acquisition in Children With Little or No Functional Speech. American Journal of Speech-Language Pathology, v. 18, p. 50-64, fev. 2009.

DELIBERATO, Débora; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Uso de Sistemas Gráficos na Rotina da Sala de Aula Regular com Aluno com Deficiência. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 23, n. 34, p. 1-31, 2015.

DELIBERATO, Débora; MANZINI, Eduardo José. Fundamentos Introdutórios em Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. In: GENARO, Katia Flores; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin; BEVILACQUA, Maria Cecília. (Org.). O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. São José dos Campos: Pulso, 2006. p. 243-254.

DESAI, Tania. et al. Implementing an iPad-based alternative communication device for a student with cerebral palsy and autism in the classroom via an access technology delivery protocol. Computers & Education, v. 79, p. 148-158, 2014.

DONNE, Vicki. Young Adult Books: Helping to Prepare Teachers for Augmentative Alternative Communication. International Journal of Special Education, v. 31, n. 2, p. 1-15, 2016.

DOUGLAS, Sarah N.; LIGHT, Janice C.; MCNAUGHTON, David B. Teaching Paraeducators to Support the Communication of Young Children With Complex Communication Needs. Topics in Early Childhood Special Education, v. 33, n. 2, p. 91-101, 2012.

FLORES, Margaret. et al. A Comparison of Communication Using the Apple iPad and a Picture-based System. Augmentative and Alternative Communication, v. 28, n. 2, p. 74-84, 2012.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, set.2019/fev.2020.

GOMES, Rosana Carvalho; NUNES, Débora R. P. Interações comunicativas entre uma professora e um aluno com autismo na escola comum: uma proposta de intervenção. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 143-161, jan./mar. 2014.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. et al. Avaliação de aspectos formais em quatro periódicos científicos na área de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 3, p. 369-392, set./dez. 2006.

HILL, Doris Adams; FLORES, Margaret M.; KEARLEY, Regina F. Maximizing ESY Services: Teaching Pre-Service Teachers to Assess Communication Skills and Implement Picture Exchange With Students With Autism Spectrum Disorder and Developmental Disabilities. Teacher Education and Special Education, v. 37, n. 3, p. 241–254, 2014.

KLINGNER, Janette K. The Science of Professional Development. Journal of Learning Disabilities, v. 37, n. 3, p. 248-255, mai./jun. 2004.

KENT-WALSH, Jennifer. et al. Effects of Communication Partner Instruction on the Communication of Individuals using AAC: A Meta-Analysis. Augmentative and Alternative Communication, v. 31, n. 4, p. 271-284, 2015.

LOURENÇO, Gerusa Ferreira; OLIVEIRA, Bárbara de Brito. Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa no Contexto Escolar. In: MANZINI, Mariana Gurian; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. (Org.). Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa em contextos de desenvolvimento humano. São Carlos: EdUFSCar, 2019. p. 103-119.

LORAH, Elizabeth R. Comparing Teacher and Student Use and Preference of Two Methods of Augmentative and Alternative Communication: Picture Exchange and a Speech-Generating Device. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 28, p. 751-767, 2016.

MANZINI, Mariana Gurian. et al. Programa de Comunicação Alternativa para uma Criança com Paralisia Cerebral e seus Parceiros de Comunicação: um Estudo de Delineamento de Múltiplas Sondagens. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 4, p. 553-570, out./dez. 2019.

MANZINI, Mariana Gurian; PELOSI, Miryam Bonadiu; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. Reflexões sobre a Terapia Ocupacional e o uso da Comunicação Alternativa em contextos de vida diária. In: MANZINI, Mariana Gurian; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. (Org.). Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa em contextos de desenvolvimento humano. São Carlos: EdUFSCar, 2019. p. 17-36.

MCNAUGHTON, David; LIGHT, Janice. The iPad and Mobile Technology Revolution: Benefits and Challenges for Individuals who require Augmentative and Alternative Communication. Augmentative and Alternative Communication, v. 29, n. 2, p. 107-116, 2013.

MORESCHI, Cândice Lima; ALMEIDA, Maria Amélia. A comunicação alternativa como procedimento de desenvolvimento de habilidades cognitivas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 4, p. 661-676, out./dez. 2012.

MUTTIAH, Nimisha. et al. Evaluating an AAC training for special education teachers in Sri Lanka, a low- and middle-income country. Augmentative and Alternative Communication, v. 34, n. 4, p. 276-287, 2018.

NICHOLLS, Rachela. Perceptions of the Paraprofessional’s Roles. Orientador: Philip Boudreau. 2017. Dissertação (Master of arts). Multicategorial Special Education, Governors State University, University Park, 2017. Disponível em: https://opus.govst.edu/capstones/321/?utm_source=opus.govst.edu%2Fcapstones%2F321&utm_medium=PDF&utm_campaign=PDFCoverPages Acesso em: 06 jul 2021.

NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. (Org.). Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. 357 p.

NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. A Comunicação Alternativa para além das Tecnologias Assistivas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 22, n. 83, p. 1-13, 2014.

PAULA, Kely Maria Pereira de; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Avaliação Assistida e Comunicação Alternativa: procedimentos para a educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 1, p. 3-26, jan./abr. 2007.

PASSERINO, Liliana M.; BEZ, Maria Rosangela; VICARI, Rosa Maria. Formação de Professores em Comunicação Alternativa para crianças com TEA: contextos em ação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 619-638, set./dez. 2013.

PELOSI, Miryam Bonadiu. A comunicação alternativa na clínica de terapia ocupacional com crianças. In: DELIBERATO, Débora; NUNES, Débora Regina de Paula; GONÇALVES, Maria de Jesus. (Org.). Trilhando juntos a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2017. p. 303-318.

PELOSI, Miryam Bonadiu. Comunicação Alternativa e Ampliada nas escolas do Rio de Janeiro: formação de professores e caracterização dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2000. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

PLETSCH, Márcia Denise. Deficiência Múltipla: Formação de professores e Processos de Ensino-Aprendizagem. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 15, p. 12-29, 2015.

ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado; SANT’ANNA, Maria Madalena Moraes; PELOSI, Miryam. Terapia Ocupacional: ações colaborativas no contexto escolar. In: OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. et al. (Org.). Desenvolvimento Infantil, Escola e Inclusão: ações pedagógicas e intersetoriais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. p. 141-160.

RUITER, Jan-Peter de; MITTERER, Holger; ENFIELD, N. J. Projecting the End of a Speaker's Turn: A Cognitive Cornerstone of Conversation. Language, v. 82, n. 3, p. 515-535, 2006.

SENNOTT, Samuel C.; LIGHT, Janice C.; MCNAUGHTON, David. AAC Modeling Intervention Research Review. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, v. 41, n. 2, p. 1-15, 2016.

SCHIRMER, Carolina Rizzotto. Formação de professores para atuar na área de comunicação alternativa: uma proposta de abordagem problematizadora. In: DELIBERATO, Débora; GONÇALVES, Maria de Jesus; MACEDO, Eliseu Coutinho de. (Org.). Comunicação Alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. São Paulo: Memnon, 2009. p. 264-274.

SCHIRMER, Carolina Rizzotto. Comunidade on-line de professores das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula;

SCHIRMER, Carolina Rizzotto. (Org.). Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. p. 183-206.

SCHIRMER, Carolina Rizzotto; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; SILVA, Stefhanny Paulimineytrick Nascimento. Levantamento das habilidades pedagógicas e das conceituações das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. (Org.). Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. p. 87-116.

SCHIRMER, Carolina Rizzotto; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Análise da formação continuada em serviço sobre Comunicação Alternativa para professores de Sala de Recursos Multifuncionais de Referência: abordagem problematizadora. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. (Org.). Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. p. 117-136.

SIGAFOOS, Jeff. et al. A Comparison of Picture Exchange and Speech-Generating Devices: Acquisition, Preference, and Effects on Social Interaction. Augmentative and Alternative Communication, v. 25, n. 2, p. 99-109, jun. 2009.

SILVA, Thatyana Machado; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. O uso da autoscopia como aliada na formação continuada de professores de Sala de Recursos Multifuncionais. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. (Org.). Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. p. 137-168.

SILVA, Rafael Luiz Morais da. et al. Efeitos da Comunicação Alternativa na Interação Professor-Aluno com Paralisia Cerebral Não-Falante. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 1, p. 25-42, jan./mar. 2013.

SENNER, Jill E.; BAUD, Matthew R. The Use of an Eight-Step Instructional Model to Train School Staff in Partner-Augmented Input. Communication Disorders Quarterly, v. 38, n. 2, p. 89–95, 2017.

SNELL, Martha E.; CHEN, Lih-Yuan; HOOVER, Kathryn. Teaching Augmentative and Alternative Communication to Students With Severe Disabilities: A Review of Intervention Research. Research & Practice for Persons with Severe Disabilities, v. 31, n. 3, p. 203-214, 2006.

SNODGRASS, Melinda R.; MEADAN, Hedda. A boy and his AAC team: building instructional competence across team members. Augmentative and Alternative Communication, v. 34, n. 3, p. 167-179, 2018.

STEPHENSON, Jennifer; CARTER, Mark; ARTHUR-KELLY, Michael. Professional Learning for Teachers Without Special Education Qualifications Working With Students With Severe Disabilities. Teacher Education and Special Education, v. 34, n. 1, p. 7–20, 2011.

TETZCHNER, Stephen Von. Introduction to the special issue on aided language processes, development, and use: an international perspective. Augmentative and Alternative Communication, v. 34, n.1, p. 1-15, 2018.

TOGASHI, Cláudia Miharu; SILVA, Thatyana Machado; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. A importância da formação continuada para ampliar os conhecimentos dos professores do Atendimento Educacional Especializado em Comunicação Alternativa e Ampliada. In: NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula; SCHIRMER, Carolina Rizzotto. (Org.). Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. p. 169-176.

TOGASHI, Cláudia Miharu; WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. As Contribuições do Uso da Comunicação Alternativa no Processo de Inclusão Escolar de um Aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 3, p. 351-366, jul./set. 2016.

TRIEF, Ellen; CASCELLA, Paul W.; BRUCE, Susan M. A Field Study of a Standardized Tangible Symbol System for Learners Who Are Visually Impaired and Have Multiple Disabilities. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 107, n. 3, p. 180-191, mai./jun. 2013.

UNSWORTH, Carolyn. Review papers: Getting the best occupational therapy evidence into practice. British Journal of Occupational Therapy, v. 80, n. 3, p. 143–144, 2017.

WERMER, Lauryn; BROCK, Matthew E.; SEAMAN, Rachel L. Efficacy of a Teacher Training a Paraprofessional to Promote Communication for a Student With Autism and Complex Communication Needs. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 33, n. 4, p. 217–226, 2018.

WHITBURN, Ben. The Dissection of Paraprofessional Support in Inclusive Education: ‘You're in Mainstream With a Chaperone’. Australasian Journal of Special Education, v. 37, n. 2, p. 147-161, 2013.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Borges, B. C., & Lourenço, G. F. (2023). Capacitação de parceiros de comunicação de alunos com necessidades complexas de comunicação no contexto escolar: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, 36(1), e4/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X68753

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)