Pessoas com deficiência: da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88700Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Educação EspecialResumo
A história evidencia que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial carregam em suas trajetórias estigmas sociais. Ao longo do tempo, e por meio das lutas de movimentos sociais, pessoas com deficiência frequentaram a educação escolar básica e chegaram ao Ensino Superior, outro espaço de direito. Analisar esse fenômeno torna-se relevante para a elaboração de políticas públicas de acesso e permanência, de recursos pedagógicos acessíveis, bem como, para pensar uma formação de professores atenta às especificidades desse público. Por meio de um estudo bibliográfico objetivou-se compreender o que as pesquisas, desenvolvidas entre os anos 2000 e 2022, revelaram sobre os estudantes com deficiência egressos da Educação de Jovens e Adultos que acessaram o Ensino Superior. A partir do levantamento realizado nos principais repositórios de pesquisas educacionais brasileiras, localizou-se 78 pesquisas entre teses, dissertações e artigos. Os resultados apontaram limites para a efetivação de uma educação inclusiva no contexto da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Superior, principalmente, relacionada à acessibilidade física e curricular. Destacou-se a necessidade de uma formação adequada para que professores estejam melhor preparados para atender as especificidades desse público e reafirmou-se a importância de políticas públicas de acesso e permanência para que essas pessoas consigam ingressar num curso de graduação e lá consigam permanecer até se formarem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Andrea Oliveira. A inclusão escolar do aluno surdo: mudando o enredo da história. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário de Volta Redonda, [S. l.], 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2050048. Acesso em: 21 jun. 2022.
ALVARENGA, Marcia Soares; OLIVEIRA, Cintya Roberta Santos. n. 18 - EGRESSOS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR E A POLÍTICA DE COTAS DA UERJ: entre desafios e potencialidades. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 14, mar. 2020. ISSN 1981-1969. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/71460>. Acesso em: 06 nov. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71460.
AQUINO, Evely; SOARES, Leôncio. A presença de egressas da EJA no Ensino Euperior público. In: AMARO, Ivan; SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia [livro eletrônico]: livro 2. Petrópolis, RJ: ANPEd, 2021.
ARAUJO, D. A. de C.; ARAUJO, C. C. C.; ARAUJO, E. L. de. Educação especial no ensino superior: contribuições e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. 503–515, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8570. Acesso em: 6 nov. 2022.
ARAUJO, Dalva Aparecida Lira de. O Ensino Religioso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Caldas Novas: um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, [S. l.], 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1320127. Acesso em: 21 jun. 2022.
ARROYO. M. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ARROYO. M. Vidas Ameaçadas: Exigências-respostas éticas da educação e da docência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
BASSO, E. et al.. Identificação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 3, p. 453–464, jul. 2020.
BERNARDIM, Márcio Luiz. Educação e trabalho na perspectiva de egressos do ensino médio e estudantes universitários. Nuances, vol. 24, no. 1, 2013, pp. 200–217.
BINS, Katiuscha Lara Genro. Adultos com deficiência intelectual incluídos na Educação de Jovens e Adultos: apontamentos necessários sobre adultez, inclusão e aprendizagem. 2013. 118 p. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul, [S. l.], 2013.
BISINELLA, P. B. G. EJA E Ensino Superior: Um Estudo Sobre Trajetórias De Egressos E A Transição Para O Ensino Superior No Município De Caxias Do Sul. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.
BISINELLA, Patrícia Borges Gomes. Trajetórias de egressos da EJA na transição para o ensino superior: um estudo a partir do PROUNI (Caxias do Sul 2005-2014). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Caxias do Sul, 2017. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1982. Acesso em: 18 out. 2022.
BONFIM, C. S.; MÓL, G. DE S.; PINHEIRO, B. C. S.. A (In)Visibilidade de Pessoas com Deficiência Visual nas Ciências Exatas e Naturais: Percepções e Perspectivas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021.
BOTTI, Flavya Herzog Adamkosky. Interfaces da Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial: o direito em análise. 2016. 118 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, [S. l.], 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4008633. Acesso em: 21 jun. 2022.
BRASIL. Decreto nº 12.048, de 5 de junho de 2024. Institui o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, institui a Medalha Paulo Freire e altera o Decreto nº 10.959. Brasília, 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.
BRITO, G. F. .; FERREIRA, E. M. S. . Accessibility in a higher education institution in Tocantins: case report. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 13, p. e390101321341, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i13.21341. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21341. Acesso em: 6 nov. 2022.
BRITO, J. DE .; CAMPOS, J. A. DE P. P.; ROMANATTO, M. C.. Ensino da matemática a alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 4, p. 525–540, out. 2014.
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas. Revista de Educação PUC-Campinas, vol. 22, núm. 3, 2017, Setembro-Dezembro, pp. 371-387.
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Entre a Normatização e a Legitimação do Acesso, Participação e Formação do Público-Alvo da Educação Especial em Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Educar em Revista, Curitiba, n. 3, p. 55-70, 2017.
CAMBRUZZI, R. de C. S.; COSTA, M. da P. R. da; DENARI, F. E. Acessibilidade de um cadeirante em uma instituição pública do ensino superior: rotas e rotinas. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 26, n. 46, p. 351–366, 2013. DOI: 10.5902/1984686X4386. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4386. Acesso em: 6 nov. 2023.
CARVALHO et al. Desigualdades Sociais E Escolares: Perspectivas De Ingresso No Ensino Superior Por Estudantes Da EJA. Revista Educar, Vol.4 (3), 2020.
CERQUEIRA, Ana Beatriz Souza. A Organização Curricular da Escola Ecumênica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Eja, na Modalidade Especial. 40 anos de História No atendimento as Pessoas com Deficiência Intelectual. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, [S. l.], 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=540992. Acesso em: 21 jun. 2022.
CEZARIO, Andreza Patricia Balbino. Atendimento Educacional Especializado E Educação De Jovens E Adultos: artes estéticas inclusivas. 2019. 154 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (BAURU), [S. l.], 2019.
COSTA, S. S. C.; KELMAN, C. A. Representações sociais dos surdos do curso de graduação em letras-libras. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 26, n. 46, p. 437–450, 2013. DOI: 10.5902/1984686X5451. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5451. Acesso em: 6 set. 2023.
CRUZ, J. I. G. DA.; DIAS, T. R. DA S.. Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n. 1, p. 65–80, jan. 2009.
CUNHA, L. A. A Universidade Temporã: O Ensino Superior da Colonia à Era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. 295p.
CUNHA, Vanda de Lourdes. A inclusão do aluno com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Santo André. 2015. 113 p.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, [S. l.], 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2353741. Acesso em: 21 jun. 2022.
DA CRUZ, N. C.; EITERER, C. L. REPRESENTAÇÕES ACERCA DA PRESENÇA DE EGRESSOS/AS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6089. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6089. Acesso em: 20 jul. 2024.
DA CRUZ, Neilton Castro. “Esse ambiente não é para todo mundo”: as condições de inserção e de permanência de egressos/as da EJA no ensino superior público. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
DANTAS, Dulciana de Carvalho Lopes. A inclusão de pessoas com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso.. 2012. 303f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
DOTTA, Carla Luz Salaibb. As vozes dos egressos da EJA no ensino superior: as cartas pedagógicas como possibilidade de diálogo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2217. Acesso em: 21 fev. 2023.
DUARTE, E. R. et al. Estudo de Caso Sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Superior. Rev. Bras. Ed. Esp. Marília, v. 19, n.2, p. 289-300, Abr.-Jun., 2013.
DUARTE, E. R.; FERREIRA, M. E. C. Panorama da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior em Juiz de Fora, MG. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 23, n. 36, p. 57-72, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial> Acesso em: 21 fev. 2023.
ESTÁCIO, M.A.F.; ALMEIDA, D.A.R. Pessoas com deficiência no ensino superior. J Res Spec Educ Needs, 16, 2016. p. 836-840. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/1471-3802.12223> Acesso em: 7 nov. 2022.
FACHINETTI, T. A.; CARNEIRO, R. U. C. Inclusão em uma universidade estadual do interior de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3627098, 2020. DOI: 10.14244/198271993627. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3627. Acesso em: 7 nov. 2022.
FANTACINI, R. A. F.; ALMEIDA, M. A. Inclusão no ensino superior: produção científica do Programa de pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3208127, 2020. DOI: 10.14244/198271993208. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3208. Acesso em: 7 nov. 2023.
FERNANDES, Z.B. UNIVERSIDADE INCLUSIVA:(TRANS)FORMAÇÃO E CIDADANIA. J Res Spec Educ Needs, 16: 1067-1070, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/1471-3802.12251> Acesso em: 21 fev. 2023.
FERRARO. A. R. ANALFABETISMO E NÍVEIS DE LETRAMENTO NO BRASIL: o que dizem os censos? Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 21-47, dez. 2002. Acesso em 24/08/2023. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 21 fev. 2023.
FERREIRA, S. L.. Ingresso, permanência e competência: uma realidade possível para universitários com necessidades educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 1, p. 43–60, jan. 2007.
FREIRE, P. Ação cultural para a prática da liberdade e outros escritos. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREITAS, Karla Edite; PFITSCHER, Elisete Dahmer; BELAN, Andressa Bregalda. Análise de Acessibilidade: Aplicação Parcial do Modelo Sicogea em um Centro de Ensino de uma Instituição Federal de Ensino. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 120–134, 2016. DOI: 10.5585/geas.v5i3.394. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/geas/article/view/10016. Acesso em: 6 nov. 2023.
GALVAO, N. S. et al. Deficiência visual e o acesso aos conteúdos textuais no Ensino Superior. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.9771/2317-1219rf.v4i1.7149. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/7149. Acesso em: 6 nov. 2023.
GOMES, E. P. et al. Processos de inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior: Uma revisão sistemática. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 8, p. e11910816977, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i8.16977. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16977. Acesso em: 6 nov. 2023.
GOMES, R. O.; VASCONCELOS, C. F. C.; JUSTI, J. Acesso e permanência dos egressos da educação de jovens e adultos no ensino superior. Revista Caribeña de Ciencias Sociales. vol 10, Nº 8 octubre-diciembre 2021, pp. 15-36. Acesso em: 03/09/23. Disponível em: <https://www.eumed.net/es/revistas/caribena/oct-dic-2021/egressos-educacao-jovens>
GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em assentamentos paulistas: experiências do PRONERA. 2014. 203 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina. 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000170901. Acesso em: 21 jun. 2022.
GUIMARÃES, M. C. A.; BORGES, A. A. P.; PETTEN, A. M. V. N. V.. Trajetórias de Alunos com Deficiência e as Políticas de Educação Inclusiva: da Educação Básica ao Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p. e0059, 2021.
HAAS, C.; GONÇALVES, T. G. G. L.. EM TEMPOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: como têm se delineado as políticas de acesso à EJA aos estudantes com deficiência no Rio Grande do Sul? Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n. 4, p. 443–458, out. 2015.
HADDAD, Sérgio (Org.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/Inep. Comped, 2002. 140 p (Série Estado do Conhecimento).
HORA, J. PANTALEÃO, E. Legislações E Políticas Públicas Da Educação Especial No Ensino Superior E A Historiografia: Um Estudo Comparado Internacional. Revista CAMINE: Caminhos da Educação, Franca, v. 10, n. 2, 2018.
LARA, P. T.; SEBASTIÁN-HEREDERO, E. Organização do acesso e permanência das pessoas com deficiência no ensino superior a partir da instauração do Programa Incluir. RPGE–Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 1137-1164, set. 2020. DOI: <https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp2.14337> Acesso em: 21 fev. 2023.
LEITE, G. G.; CAMPOS, J. A. DE P. P.. Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 1, p. 17–32, jan. 2018.
LOPES, Monica de Oliveira. Roteiro Metodológico de Práticas Educativas para a Educação Especial e Inclusiva de Jovens e Adultos. 2018. 128 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, [S. l.], 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7368414. Acesso em: 21 jun. 2022.
MANENTE, M. V.; RODRIGUES, O. M. P. R.; PALAMIN, M. E. G.. Deficientes auditivos e escolaridade: fatores diferenciais que possibilitam o acesso ao ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 1, p. 27–42, jan. 2007.
MARTINS, D. A.; LEITE, L. P.; LACERDA, C. B. F. DE .. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, n. 89, p. 984–1014, out. 2015.
MATOS, Ana Angélica Martins; DIAS, Robson. Atendimento educacional especializado no Ensino Superior: uma revisão bibliográfica acerca da inclusão de estudantes universitários. ECCOM: Educação, Cultura e Comunicação. jan-jun2021, Vol. 12 Issue 23, p367-375.
MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira; MARTINS, Maria Helena. Legislação para estudantes com deficiência no ensino superior no Brasil e em Portugal: algumas reflexões. Acta Scientiarum. Education, Maringá , v. 38, n. 3, p. 259-269, set. 2016. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012016000300259&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 06 nov. 2022. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.30491.
MOEHLECKE, S.. As políticas de diversidade na educação no governo Lula. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 461–487, maio 2009. Acesso em: 02/11/2023. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200008>
MUNIZ, Roberta de Jesus, LAFFIN; REIS. O Estado Do Conhecimento Sobre Os Egressos Da EJA e Sua Permanência Na Universidade. Revista Educação e Emancipação, vol. 14, no. 3, 2021, p. 361.
NOGUEIRA, E. M. et al. A Educação Especial No Ensino Superior: Contexto E Desafios Do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Espírito Santo (Ifes). RevistAleph, n. 33, p. 32-44, 20 dez. 2019.
OLIVEIRA, A. L. de .; AMARAL, M. A. F. do . Histórias e memórias de alunos da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas após 1974. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 56–70, 2020. DOI: 10.14393/che-v19n1-2020-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/52691. Acesso em: 6 nov. 2023.
OLIVEIRA, Margareth Maria Neves dos Santos de. O uso da Comunicação Alternativa e Ampliada por pessoa com deficiência múltipla e prejuízo severo de fala na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. 2010. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
OLIVEIRA, R. Q. DE . et al.. A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 2, p. 299–314, abr. 2016.
PAIVA, G. O. DA S.; MELO, F. R. L. V. DE .. Acessibilidade Linguística de Surdos no Ensino Superior: Reflexões Sobre o Curso de Letras Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p. e0154, 2021.
PAIVA, J. Inclusão na Educação de Jovens e Adultos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica. v. 1, n. 01, p. 14-23, 2011.
PEREIRA, LIDIANE CEZAR P.; CHRISTMANN, M.; PAVÃO, MARIA DE OLIVEIRA S. Rediscutindo a Educação Especial na Educação Superior: O mapeamento dos documentos legais. Educação em Foco, [S. l.], v. 23, n. 39, p. 27–47, 2020. DOI: 10.24934/eef.v23i39.3884. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3884. Acesso em: 7 nov. 2023.
PEREIRA, R. R. et al.. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 147–160, 2016. DOI: 10.5902/1984686X19898. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19898. Acesso em: 6 nov. 2021.
PLETSCH, M. D.; LEITE, L. P. Análise da produção científica sobre a inclusão no ensino superior brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 3, p. 87-106, dez. 2017.
REIS, MARIA ALVES DE OLIVEIRA.; MUNIZ, R. DE JESUS. Passageiros da EJA para o Ensino Superior: quais trajetórias carregam em suas bagagens?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4585071, 2021. DOI: 10.14244/198271994585. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4585. Acesso em: 7 ago. 2022.
RIBEIRO, S. S.; MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. O surdo e a aprendizagem mediada por recursos tecnológicos: uma realidade no Ensino Superior. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 32, p. e107/ 1–19, 2019. DOI: 10.5902/1984686X33679. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/33679. Acesso em: 6 nov. 2023.
ROCHA, L. R. M.; OLIVEIRA, J. P. Análise textual pormenorizada da Lei Brasileira de Inclusão: perspectivas e avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e19961, p. 1-16, 2022. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa> Acesso em: 05/09/2023.
ROSA, C. de M.; SANT’ ANNA, S. M. L.; STRAMARE, O. A. Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 15–37, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.7038. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038. Acesso em: 7 nov. 2023.
SALES, J. F.; VIANA, T. V. A inclusão de autistas no ensino superior: direito, acessibilidade e avaliação. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 15, n. 35, 2020. DOI: 10.22169/revint.v15i35.1868. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1868. Acesso em: 7 nov. 2023.
SANTOS, G. L. dos. EDUCAÇÃO SUPERIOR AINDA QUE TARDIA: sentidos da formação e significados do diploma entre adultos com antecedente escolar na EJA. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 336. 2019.
SANTOS, Geovania Lucia dos. Educação superior ainda que tardia: impactos e efeitos da educação superior entre adultos egressos da EJA. 6ª Conferência FORGES. Campinas, nov., 2016.
SELAU, B.; DAMIANI, M. F.; COSTAS, F. A. T. Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos? Acta Scientiarum Education, v. 39, n. 4, p. 431-440, 1 set. 2017.
SHIMAZAKI, E. M. et al.. O Trabalho com o Gênero Textual História em Quadrinhos com Alunos que Possuem Deficiência Intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 1, p. 121–142, jan. 2018.
SHIMITE, A. S. O.; SILVA, N. R. DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v.28, n.2, abr./jun,2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa
SIEMS-MARCONDES, M. E. R. Estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias escolares, acesso e acessibilidade. Inclusão Social, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4083. Acesso em: 6 nov. 2022.
SILVA, J. S. S. DA .; FERREIRA, W. B.. Sombreando a Pessoa com Deficiência: Aplicabilidade da Técnica de Sombreamento na Coleta de Dados em Pesquisa Qualitativa. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 2, p. 185–200, abr. 2017.
SILVA, K. C. da; OLIVEIRA, S. M.; LEITE, L. P. Matrícula de estudantes de educação especial em uma universidade pública brasileira. Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 26, p. 44, 2018. DOI: 10.14507/epaa.26.3247. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/3247. Acesso em: 6 nov. 2023.
SILVEIRA JUNIOR, Josué Shimabuko da. A dança como recurso pedagógico no ensino sobre o sistema ósseo: uma proposta de inclusão para alunos surdos. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.
SIQUEIRA, I. M.; SANTANA, C. DA S.. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, n. 1, p. 127–136, jan. 2010.
SOARES, L. J. G.; SOARES, R. C. e S. O Reconhecimento das especificidades da Educação de Jovens e Adultos: constituição e organização de propostas de EJA. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas. Vol. 22, 2014.
SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2011.
STROPARO, E. M.; MOREIRA, L. C. O papel da biblioteca universitária na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 209–222, 2016. DOI: 10.5902/1984644417430. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/17430. Acesso em: 6 nov. 2021.
TINÓS, Lúcia Maria Santos. Caminhos de alunos com deficiências à educação de jovens e adultos: conhecendo e compreendendo trajetórias escolares. 2010. 137 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
TRENTIN, V. B. Educação de jovens e adultos e a educação especial nas pesquisas: Uma articulação necessária. Revista ESPACIOS. Vol. 38 (Nº 35), 2017.
TRENTIN, Valeria Becher. Escolarização de jovens com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2018. 212 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Do Vale Do Itajaí, [S. l.], 2018.
VARELLA, Maria da Conceição Bezerra. Trilhas da inclusão escolar percorridas por uma aluna com paralisia cerebral na EJA: concepções e práticas. 2011. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
VOSGERAU, D. S. A. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).