Judicialização da educação especial no Brasil: revisão sistemática da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X89526

Palavras-chave:

Direito à educação, Educação especial, Poder Judiciário

Resumo

Nos últimos anos, sobretudo em razão da política de inclusão escolar, o Poder Judiciário brasileiro tem sido acionado para a garantia do direito à educação especial. Assim, este estudo objetiva analisar os sujeitos, as demandas, os instrumentos probatórios, as decisões e os posicionamentos que têm constituído o fenômeno da judicialização da educação especial brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática. A materialidade foi delimitada a artigos científicos selecionados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A síntese e a interpretação dos dados foram organizadas em dois eixos analíticos, a saber: a) Caracterização geral dos artigos sobre judicialização da educação especial; b) Judicialização da educação especial brasileira: o que revelam os artigos científicos? Espera-se que o trabalho contribua para sistematizar a produção científica nacional sobre a judicialização da educação especial, de modo a possibilitar uma síntese das motivações, prevalências e tendências do acionamento do Poder Judiciário relacionadas aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

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Biografia do Autor

Ana Cláudia dos Santos Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Realizou Estágio de Pós-Doutorado e Doutorado em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) da UFGD. 

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados

Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Adjunto da UFGD, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) da UFGD. 

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

Rocha, A. C. dos S., & Nozu, W. C. S. (2025). Judicialização da educação especial no Brasil: revisão sistemática da produção científica. Revista Educação Especial, 38(1), e32/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X89526

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico