Educação Especial do/no Campo: ofensivas neoliberais e processos de in/exclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71386

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação rural, Condições de acesso e permanência na escola

Resumo

O direito à escolarização de camponeses com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tem figurado em documentos político-normativos brasileiros, sobretudo nas duas últimas décadas. Nessa direção, este texto objetiva tensionar, no contexto da governamentalidade neoliberal, os processos de in/exclusão nas interfaces da Educação Especial e da Educação do/no Campo, particularmente quanto à oferta de escolarização e de atendimento educacional especializado (AEE) às populações camponesas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, com revisão documental e bibliográfica, bem como de levantamento de microdados do Censo Escolar da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, nos recortes de 2008, 2014 e 2020. Os resultados indicam: a tendência de crescimento nas matrículas desse público; o fluxo de alunos que deixam o campo para serem escolarizados na zona urbana; o fechamento das escolas no meio rural; a insuficiência de salas de recursos multifuncionais e de AEE nas escolas do campo. Assim, o estudo problematiza como a governamentalidade neoliberal pode, a partir dos movimentos de in/exclusão escolar dos camponeses com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assumir uma vertente urbanocêntrica e intensificar o esfacelamento de uma Educação Especial do/no Campo.

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Biografia do Autor

Eduardo Adão Ribeiro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Doutorando na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS

Professor doutor da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Ribeiro, E. A., & Nozu, W. C. S. (2022). Educação Especial do/no Campo: ofensivas neoliberais e processos de in/exclusão escolar. Revista Educação Especial, 35, e52/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X71386

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Especial e inclusiva no contexto neoconservador: problematizações sobre o processo de (des)democratização