Acessibilidade à educação de crianças e adolescentes com deficiência que vivem em contextos rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X49646

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Criança, Adolescente, Educação, População rural.

Resumo

Objetivo: analisar a acessibilidade à educação de crianças e adolescentes com deficiência que vivem em contexto rural. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, seccional, que analisou, por meio de um banco de dados de projeto matricial, 33 crianças e adolescentes com deficiência, em idade escolar, que vivem no contexto rural de municípios do norte do Rio Grande do Sul. Utilizou-se instrumento próprio para coleta dos dados, por meio de visita domiciliar aos participantes do estudo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e comparação de frequência. Resultados: Das 33 crianças e adolescentes com deficiência e que vivem no contexto rural, 90,9% estão estudando e 80% delas em escola regular de ensino. Cerca de 80% das crianças e adolescentes frequentam também atendimento especializado de educação. O monitor ainda é pouco presente dentro das escolas, especialmente daquelas crianças e adolescente com deficiência física, visual, auditiva. O transporte escolar é presente (89,7%), porém sem acessibilidade (86,2%). Conclusão: As garantias legais de acesso e acessibilidade à educação de crianças e adolescentes ainda são frágeis dentro do contexto rural. Discussões e mobilizações políticas e sociais são necessárias pela garantia dos direitos dessas crianças, adolescentes e suas famílias.

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Biografia do Autor

Leonardo Bigolin Jantsch, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Neila Santini de Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Darielli Gindri Resta Fontana, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Professora doutora na Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Fernanda Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Professora doutora na Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Ethel Bastos da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Professora doutora na Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

Jantsch, L. B., Souza, N. S. de, Fontana, D. G. R., Sarturi, F., & Silva, E. B. da. (2021). Acessibilidade à educação de crianças e adolescentes com deficiência que vivem em contextos rurais. Revista Educação Especial, 34, e6/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X49646