A pessoa com deficiência e a educação especial no Brasil nos últimos 200 anos: sujeitos, conceitos e interpretações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X73415

Palavras-chave:

Aluno Especial, Educação Especial, História, Conceitos, Inclusão

Resumo

O artigo analisa as diferentes conceituações de aluno e educação especial no Brasil desde 1822, objetivando entender a evolução conceitual dos termos através dos séculos XIX, XX e XXI, nos caminhos da segregação, integração e inclusão, analisando os impactos do momento histórico e das ideologias dominantes na construção de conceitos relativos ao aluno especial e à educação especial. O método utilizado no estudo assume o estudo teórico-documental de obras que tratam da temática da história da educação especial e da deficiência, além da análise de atos legais que complementam nossas interpretações. A partir do estudo realizado, evidenciamos que os conceitos de aluno especial e educação especial evoluíram de acordo com os pontos de vista predominantes em cada época: de uma interpretação médico-mística-religiosa, para uma psicologicista e, após, pedagógica. Além disso, concluímos que os processos históricos guiaram a educação especial no caminho da segregação para a integração e, finalmente, para a inclusão, de acordo com o ideal de nação pretendido em cada época.

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Biografia do Autor

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutorado em Educação. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação PPGE/CE/UFES. Professor Associado IV do Centro de Educação e do PPGE/CE/UFES.

Rua Deolindo Perin, 03, apto 809. Praia de Itaparica, Vila Velha-ES. Cep. 29102-050.

Emilio Gabriel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor efetivo de História da Rede Estadual do Espírito Santo, graduado em Licenciatura em História e Filosofia, Pós-graduado em Filosofia e História do Brasil. Atualmente, mestrando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, na linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Drago, R., & Gabriel, E. (2023). A pessoa com deficiência e a educação especial no Brasil nos últimos 200 anos: sujeitos, conceitos e interpretações. Revista Educação Especial, 36(1), e43/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X73415

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