A criança com Síndrome Cri-Du-Chat na escola comum: um estudo de caso

Rogério Drago, Vanessa Pita Barreira Burgos, Camila Reis dos Santos

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8621

 

Este texto tem como objetivo apresentar a Síndrome Cri-Du-Chat ou Síndrome do Miado de Gato, como é comumente conhecida, em relação aos aspectos médicos e educacionais envolvidos no processo de desenvolvimento das pessoas que possuem esta condição patológica, bem como, a partir de um do estudo de caso desenvolvido numa escola pública municipal de Vila Velha-ES refletir sobre como tem sido realizado o processo de ensino e aprendizagem com estudante que possui tal síndrome, e que está matriculada no ensino regular, numa perspectiva inclusiva. O estudo apresenta-se estruturado em três partes. A primeira parte evoca questões médico-biológicas pertinentes à síndrome. A segunda aponta a relevância do processo educacional inclusivo para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais causadas por deficiência a partir de uma perspectiva sócio-histórica. Ao final traz os aspectos do estudo de caso desenvolvido com o intuito de compreender e analisar as vivências sociais e educacionais dos sujeitos envolvidos neste processo: aluna com Síndrome Cri-Du-Chat, professora do AEE e familiares desta aluna com necessidades educacionais especiais.


Palavras-chave


Syndrome Cri-Du-Chat; School Inclusion; Common School.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8621

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________