A história de vida um sujeito com a Síndrome de Klinefelter

Autores

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23576

Palavras-chave:

Síndrome, Special Education, Inclusão, Subjetividade, História de vida, Educação inclusiva, Educação especial, Klinefelter, Inclusion

Resumo

Este estudo objetiva compreender a história de vida de um sujeito com a Síndrome de Klinefelter, uma síndrome rara restrita ao sexo masculino. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo foi a história de vida, alicerçada pelos pressupostos da perspectiva sócio-histórica e no paradigma indiciário de Ginzburg. Nessa pesquisa, os encontros com um sujeito que possui a síndrome de Klinefelter são descritos e analisados, levando-se em conta os aspectos subjetivos. Nesses encontros, várias narrativas foram ouvidas para compor a história de vida do sujeito pesquisado: a do próprio Ramon, da sua mãe Marlene e das professoras da APAE e da Educação de Jovens e Adultos. Para colher os dados, recorreu-se às entrevistas biográficas semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados levando-se em conta o contexto histórico e social de Ramon, assim, foram observadas as relações dialógicas estabelecidas por Ramon com seus pares. Nesse sentido, a partir dessa pesquisa, pôde-se perceber que para além do biológico, Ramon é um ser social, cultural, que aprende, apreende e que, para além disso, muito ensina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação(PPGE-UFES), mestre em Educação (PPGE/UFES), especialista em educação inclusiva e em gestão escolar integrada e Licenciado em Ciências Biológicas (UFES). Integrante do GEPEI-Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão (UFES).

 

 

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

É professor Adjunto do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2005) e Pós-Doutorado em Educação pelo PPGE-UFES (2013). É coordenador do GEPEI-UFES.

Referências

ARAÚJO, M. P. M. A síndrome de Klinefelter: Caracterização e pressupostos inclusivos. Revista FACEVV, n. especial, 1. sem. 2012.

ARAÚJO, M. P. M. Para além do biológico, o sujeito com a Síndrome de Klinefelter. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

CARRASQUINHO, J. et al. (2006). Síndrome de Klinefelter – Caso Clínico e Revisão da Literatura. Acta Urológica. Vol.23, n.3, pp.71-74. Disponível em <http://repositorio.hff.min-saude.pt/bitstream/10400.10/157/1/Acta%20Urol_13.pdf>. Acesso em 10 de ago. 2012.

DRAGO, R. Fracasso escolar e subjetividade: Análise e intervenção numa sala de aula. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade federal do Espírito Santo.

FREITAS, M. T. de A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. N. 116, jul. 2002.

GONZÁLEZ REY, F. O social na psicologia e a psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2004.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GLAT, R. Somos iguais a vocês: depoimentos de mulheres com deficiência mental. 2ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

PADILHA, A. M. L. BIANCA O ser simbólico: para além dos limites da deficiência mental. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação-Unicamp. Disponível em <http://www.brinquedotecavirtual.unopar.br/teses/bianca_o%20ser_simbolico.pdf> Acesso em: 23 de dezembro de 2013.

PARANÁ, D. O Filho do Brasil: de Luiz Inácio a Lula. São Paulo: Xamã, 1996.

PINO, A. As marcas do humano. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 139 p.

SMITH, C. M.; BREMNER, W. J: Klinefelter Syndrome. Arch Intern Med, 158:1309-1314, 1998.

SOUZA, S. J. e. Dialogismos e alteridade na utilização da imagem técnica em pesquisa acadêmica: questões éticas e metodológicas. In: FREITAS, M. T. F.; SOUZA, S. J. e; KRAMER, S. Ciências Humanas e Pesquisa. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

THOMSON, A. Recompondo a memória. Questões sobre a relação entre a história oral e as memórias. Projeto História. São Paulo, v.15, p. 51-84, 1997.

VICENTE, C. M. C. Estratégias para o desenvolvimento de competências comunicativas de uma criança com síndrome de Klinefelter. 2011. 121p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial). Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, Portugal.

VYGOTSKY, L. S. The problem of the environment. In: VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. (Org.). The Vygotsky reader. Oxford, UK: Basil Blackwell, 1994. P. 338-354.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas V- Fundamentos de Defectologia. Madrid: Visor Distribuiciones, 1997.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKI, L. S., LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Araújo, M. P. M., & Drago, R. (2018). A história de vida um sujeito com a Síndrome de Klinefelter. Revista Educação Especial, 31(61), 405–416. https://doi.org/10.5902/1984686X23576

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua