A história de vida um sujeito com a Síndrome de Klinefelter
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X23576Palavras-chave:
Síndrome, Special Education, Inclusão, Subjetividade, História de vida, Educação inclusiva, Educação especial, Klinefelter, InclusionResumo
Este estudo objetiva compreender a história de vida de um sujeito com a Síndrome de Klinefelter, uma síndrome rara restrita ao sexo masculino. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo foi a história de vida, alicerçada pelos pressupostos da perspectiva sócio-histórica e no paradigma indiciário de Ginzburg. Nessa pesquisa, os encontros com um sujeito que possui a síndrome de Klinefelter são descritos e analisados, levando-se em conta os aspectos subjetivos. Nesses encontros, várias narrativas foram ouvidas para compor a história de vida do sujeito pesquisado: a do próprio Ramon, da sua mãe Marlene e das professoras da APAE e da Educação de Jovens e Adultos. Para colher os dados, recorreu-se às entrevistas biográficas semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados levando-se em conta o contexto histórico e social de Ramon, assim, foram observadas as relações dialógicas estabelecidas por Ramon com seus pares. Nesse sentido, a partir dessa pesquisa, pôde-se perceber que para além do biológico, Ramon é um ser social, cultural, que aprende, apreende e que, para além disso, muito ensina.
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