A criança com Síndrome Cri-Du-Chat na escola comum: um estudo de caso

Autores

  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vanessa Pita Barreira Burgos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Camila Reis dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8621

Palavras-chave:

Syndrome Cri-Du-Chat, School Inclusion, Common School.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8621

 

Este texto tem como objetivo apresentar a Síndrome Cri-Du-Chat ou Síndrome do Miado de Gato, como é comumente conhecida, em relação aos aspectos médicos e educacionais envolvidos no processo de desenvolvimento das pessoas que possuem esta condição patológica, bem como, a partir de um do estudo de caso desenvolvido numa escola pública municipal de Vila Velha-ES refletir sobre como tem sido realizado o processo de ensino e aprendizagem com estudante que possui tal síndrome, e que está matriculada no ensino regular, numa perspectiva inclusiva. O estudo apresenta-se estruturado em três partes. A primeira parte evoca questões médico-biológicas pertinentes à síndrome. A segunda aponta a relevância do processo educacional inclusivo para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais causadas por deficiência a partir de uma perspectiva sócio-histórica. Ao final traz os aspectos do estudo de caso desenvolvido com o intuito de compreender e analisar as vivências sociais e educacionais dos sujeitos envolvidos neste processo: aluna com Síndrome Cri-Du-Chat, professora do AEE e familiares desta aluna com necessidades educacionais especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela PUC-Rio; Professor do Centro de Educação da UFES; Trabalhando com as disicplinas de Educação Infantil; Educação Especial e Educação Inclusiva. Desenvolvendo pesquisas nas áreas da Educação Inclusiva, Especial e Infantil em suas vertentes.

Vanessa Pita Barreira Burgos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES; Licenciada em Ciências Biológicas pela UFES.

Camila Reis dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES; Licenciada em Ciências Biológicas pela UFES.

Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

Drago, R., Burgos, V. P. B., & Santos, C. R. dos. (2014). A criança com Síndrome Cri-Du-Chat na escola comum: um estudo de caso. Revista Educação Especial, 27(49), 391–402. https://doi.org/10.5902/1984686X8621

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua