Ativismo e agência da pessoa com deficiência na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88655

Palavras-chave:

Educação Superior, Agência, Universitário com deficiência

Resumo

Este estudo buscou desenvolver e analisar práticas colaborativas com a intencionalidade de expandir a agência de universitários com deficiência de uma universidade pública brasileira. A agência (agency) é entendida como ação individual-coletiva que faz a diferença e contribui para a vida em comunidade. A base teórico-metodológica é a Psicologia Sócio-Histórica e o Posicionamento Ativista Transformador, que tem no seu âmago o compromisso ético-político com a justiça social. Além disso, a pesquisa orienta-se pela abordagem colaborativa, ao trabalhar “com”, e não “sobre” os participantes, sendo, portanto, um estudo comprometido com a realidade e as demandas sociais. Participaram da pesquisa dez universitários de diferentes idades, deficiências, gêneros, etnias e cursos de graduação. Os dados foram organizados em quatro eixos temáticos que indicaram estruturas capacitistas, opressoras e excludentes no ambiente acadêmico; mobilização coletiva em prol de melhorias na instituição em tela; diferentes práticas colaborativas que possibilitaram posicionamento crítico e ativista dos participantes, entre outros aspectos. Concluímos que a agência da pessoa com deficiência tende a ser cooptada no ambiente acadêmico, considerando a extensa presença de práticas capacitistas. Enquanto, as atividades colaborativas desenvolvidas possibilitaram a criação de uma rede de apoio, união entre pares e expansão de agência, evidenciando uma alternativa para o enfrentamento das estruturas capacitistas e excludentes do ambiente acadêmico.

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Biografia do Autor

Rosiane Oliveira Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.  Ativista pelos direitos da Pessoa com Deficiência.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto e Mestra em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Amorim, R. O., & Fumes, N. de L. F. (2024). Ativismo e agência da pessoa com deficiência na Educação Superior. Revista Educação Especial, 37(1), e42/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X88655

Edição

Seção

Dossiê: Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar