Ativismo e agência da pessoa com deficiência na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X88655Palavras-chave:
Educação Superior, Agência, Universitário com deficiênciaResumo
Este estudo buscou desenvolver e analisar práticas colaborativas com a intencionalidade de expandir a agência de universitários com deficiência de uma universidade pública brasileira. A agência (agency) é entendida como ação individual-coletiva que faz a diferença e contribui para a vida em comunidade. A base teórico-metodológica é a Psicologia Sócio-Histórica e o Posicionamento Ativista Transformador, que tem no seu âmago o compromisso ético-político com a justiça social. Além disso, a pesquisa orienta-se pela abordagem colaborativa, ao trabalhar “com”, e não “sobre” os participantes, sendo, portanto, um estudo comprometido com a realidade e as demandas sociais. Participaram da pesquisa dez universitários de diferentes idades, deficiências, gêneros, etnias e cursos de graduação. Os dados foram organizados em quatro eixos temáticos que indicaram estruturas capacitistas, opressoras e excludentes no ambiente acadêmico; mobilização coletiva em prol de melhorias na instituição em tela; diferentes práticas colaborativas que possibilitaram posicionamento crítico e ativista dos participantes, entre outros aspectos. Concluímos que a agência da pessoa com deficiência tende a ser cooptada no ambiente acadêmico, considerando a extensa presença de práticas capacitistas. Enquanto, as atividades colaborativas desenvolvidas possibilitaram a criação de uma rede de apoio, união entre pares e expansão de agência, evidenciando uma alternativa para o enfrentamento das estruturas capacitistas e excludentes do ambiente acadêmico.
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