Formação continuada em educação especial: análise da oferta de cursos de especialização na região Nordeste do Brasil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X86959

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Pós-Graduação Lato Sensu; , Inclusão;, Formação Docente.

Abstract

Nos últimos anos, a busca por qualificação dos professores que atuam na área da educação especial se tornou recorrente nos discursos que reverberam uma educação mais inclusiva. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivos analisar a oferta dos cursos de especialização da área da educação especial e inclusiva ofertados na Região Nordeste do Brasil e discutir sobre as determinações que estruturam esse modelo de Pós-Graduação Lato Sensu. Trata-se de uma pesquisa quantitativa documental que utilizou dados secundários da base do sistema e-MEC coletados entre agosto de 2020 e dezembro de 2021. Para tratamento dos dados, foi utilizada estatística descritiva. Os resultados apontam para um total de 2.209 cursos de especialização Lato Sensu na área da educação especial distribuídos pelos nove estados nordestinos. Os resultados também revelam que há cursos idênticos que são ofertados em mais de um estado; a maioria é composta por cursos da rede privada de ensino; majoritariamente vinculados à área da educação. Diante dos resultados, foi realizada reflexão sobre os atos regulatórios, mecanismos de avaliação, assim como a condição mercadológica evidenciada nos cursos de pós-graduação Lato Sensu. Por fim, é notório o crescimento dos cursos de especialização na área de educação especial no Brasil, principalmente na esfera privada de ensino, formando uma cadeia mercadológica que não garante a qualidade da formação docente, o que, por sua vez, fomenta um ciclo ininterrupto de busca individualizada dos docentes por uma qualificação exigida pelo mercado de trabalho, mas que é quase impossível de ser alcançada.

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Biografie autore

Bruno Cleiton Macedo do Carmo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação / Professor associado da Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores - UFAL e do Programa de Pós-graduação em Educação Especial - UFAL/UNCISAL.

Adilson Rocha Ferreira, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL)

Doutor em Educação / Professor da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas / Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - UFAL e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Especial - UFAL/UNCISAL.

Viviane Nunes Sarmento, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutora em Educação / Professora adjunta da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE / Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Física - UFAL.

Renato Vitor da Silva Tavares, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL)

Discente do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/Unesp) na Universidade de Pernambuco - UPE / Professor da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.

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Pubblicato

2024-12-27

Come citare

Carmo, B. C. M. do, Ferreira, A. R., Fumes, N. de L. F., Sarmento, V. N., & Tavares, R. V. da S. (2024). Formação continuada em educação especial: análise da oferta de cursos de especialização na região Nordeste do Brasil. Revista Educação Especial, 37(1), e60/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X86959

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