A participação da rede de apoio na inclusão escolar da pessoa cega

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69289

Palavras-chave:

Redes de apoio, Cego, Subjetividade

Resumo

A inclusão escolar da pessoa com deficiência implica tanto a organização do trabalho pedagógico como as relações sociais que apoiam a efetividade desse processo, ou seja, trata-se de um processo eminentemente social. Essa compreensão contrapõe-se à tendência de associar a excelência do processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior estritamente às condições legais de ingresso, permanência e conclusão. Este artigo analisa a participação da rede de apoio na inclusão escolar da pessoa cega, partindo da compreensão de que não há uma determinação externa quanto à sua influência no estudante, mas uma produção subjetiva individual, permeada pelo modo como a deficiência está configurada social e subjetivamente. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de um estudo de caso com uma estudante universitária cega. Concluímos que as redes de apoio da estudante foram constituídas em resposta ao fluxo de produções subjetivas, marcadas pela subjetividade individual e social circunscrita nas relações da participante.

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Biografia do Autor

Danielle Sousa Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Gestão Estratégica em Recursos Humanos. Graduada em Psicologia e licenciada em Pedagogia. Experiência de pesquisa, docência e atuação profissional: Psicologia do Desenvolvimento Humano, Subjetividade, Psicologia Perinatal e Parental, Psicologia Infantil, Psicologia Escolar, Psicopedagogia, Pessoas com deficiência e necessidades especiais. Atualmente trabalha como Psicóloga Clínica, Professora e Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

Maristela Rossato, Universidade de Brasília (UnB)

Maristela Rossato. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Especialista em Deficiência Intelectual. Tem experiência em pesquisa e docência no ensino superior, ensino médio e fundamental. Atua nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e Educação a Distância, envolvendo os seguintes temas: desenvolvimento subjetivo, dificuldades de aprendizagem escolar e formação de professores. É lider do grupo de pesquisa Desenvolvimento subjetivo em contexto de ensino e aprendizagem escolar" e vice lider do grupo "Aprendizagem,escolarização e desenvolvimento humano", pertencentes ao Diretório de Grupos da Plataforma Lattes. É coordenadora do GT-ANPEPP Subjetividade, Aprendizagem e Ensino. Atuou como consultora da OEI e do PNUD junto ao Ministério da Educação na articulação de políticas públicas envolvendo a formação dos professores para atuarem com educação integral em jornada ampliada. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Chefe do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

Silva, D. S., & Rossato, M. (2024). A participação da rede de apoio na inclusão escolar da pessoa cega. Revista Educação Especial, 37(1), e3/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X69289