Subjetividade social da escola e os desafios à inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X84710Palavras-chave:
Subjetividade social, Inclusão escolar, Educação EspecialResumo
O artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre o valor da subjetividade social da escola na compreensão dos processos educativos escolares e sua contribuição aos processos de inclusão educacional. O conceito de subjetividade social será trabalhado no contexto da Teoria da Subjetividade desenvolvida por Fernando González Rey, numa perspectiva cultural-histórica. A subjetividade social pode ser definida pela produção de grupos sociais do conjunto de crenças, normatividades, valores, representações, etc. que constituem e permeiam suas ações e relações. Ao longo do artigo são exploradas pesquisas realizadas nos últimos 20 anos que trabalharam com o conceito de subjetividade social no contexto escolar, extraindo contribuições para o enfrentamento dos desafios da consolidação inclusão educacional. Por meio da análise das pesquisas, foram identificadas 3 (três) dimensões compreensivas que auxiliam na compreensão de como a subjetividade social da escola pode atuar na consolidação de princípios, correção de distorções e superação de preconceitos aos processos de inclusão escolar. Foram destacadas as contribuições à constituição da subjetividade social da escola, o valor do reconhecimento da subjetividade social da escola e os desafios à promoção de mudanças na subjetividade social da escola.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Augusto Parras. A subjetividade social de uma escola inclusiva: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, 2005.
CAMPOLINA, Luciana de Oliveira. Inovação educativa e subjetividade: a configuração da dimensão histórico-subjetiva implicada em um processo inovador. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10760?mode=full. Acesso em: 30 jun. 2023.
CARVALHO, Glaucia Melasso Garcia. A direção escolar na constituição da subjetividade social favorecedora da inovação. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32612. Acesso em: 30 jun. 2023.
CHAVES, Marlene Pereira; ROSSATO, Maristela. A dimensão subjetiva da aprendizagem em estudantes com deficiência intelectual no contexto inclusivo. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 32, p. e75/ 1–25, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X36893.
CHAVES, Marlene Pereira; ROSSATO, Maristela. Experiências sociorrelacionais como mobilizadoras da subjetividade de estudantes com deficiência intelectual. Educação: Teoria e Prática, v. 33, n. 66, p. e12[2023], 28 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16534.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Silvia Lane: Caminhos de uma pioneira. In: SAWAIA, Bader; PURIN, Glaúcia Tais (org.). Silvia Lane: uma obra em movimento. 1ed. São Paulo: EDUC, 2018, v. 1, p. 73-93
GONZÁLEZ REY, Fernando. A new path for the discussion of social representations: Advancing the topic of subjectivity from a cultural-historical standpoint. Theory & Psychology, vol. 25, n. 4, p. 1-19 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0959354315587783.
GONZÁLEZ REY, Fernando. A configuração subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In: MITIJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith; CASTANHO, Marisa (org.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012a. p. 21-42.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Advancing on the concept of sense, subjective sense and subjective configurations in human development. In: HEIDEGAARD, M.; EDWARDS, A.; FLEER, M. (orgs.). Motives in children’s development: Cultural historical approaches. New York, NY: Cambridge University Press. 2012b. p. 45-62
GONZÁLEZ REY, Fernando. Advancing the topics of social reality, culture, and subjectivity from a cultural-historical standpoint: Moments, paths, and contradictions. Journal of Theoretical and Philosophical Psychology, v. 36, p. 175-189, 2016. DOI:10.1037/teo0000045.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Epistemología Cualitativa y Subjetividad. São Paulo: Educ, 1997.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Subjetividade: epistemologia, teoria e método. Campinas: Alínea, 2017.
MARTINS, Luiz Roberto. Implicações da subjetividade social da escola na institucionalização de Políticas Públicas no Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18274. Acesso em: 30 jun. 2023.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Subjetividade Social: Desafios de um conceito. In: MITÁNS MARTÍNEZ, Albertina; VALDÉS-PUENTES, Roberto; TACCA, Maria Carmen. (orgs.). Teoria da Subjetividade: discussões teóricas e metodológicas. Campinas: Alínea. 2020. p. 47-66.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A; GONZÁLEZ REY, Fernando. A preparação para o exercício da profissão docente: contribuições da teoria da subjetividade. In: ROSSATO, Maristela; PERES, Vannuzia Leal Andrade (orgs.). Formação de educadores e psicólogos: contribuições e desafios da subjetividade na perspectiva cultural-histórica Curitiba: Appris, 2019
NUNES, Michelle de Faria. A dimensão subjetiva da relação entre psicólogo escolar e professores na atuação pedagógica e institucional. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) - Universidade de Brasília, 2021. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41486. Acesso em: 30 jun. 2023.
OLIVEIRA, Carolina Torres. Subjetividade social em sala de aula e criatividade na aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/33860. Acesso em: 30 jun. 2023.
RODRIGUES, Samantha Couto. O desenvolvimento subjetivo do estudante indisciplinado: ampliando olhares sobre a emergência do sujeito. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) - Universidade de Brasília. 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35261. Acesso em: 30 jun. 2023.
SAMPAIO, Lucinete Teixeira dos Santos. Estudantes com Deficiência e EJA-Interventiva: a subjetividade social em foco. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40553. Acesso em: 30 jun. 2023.
SANTOS, Geandra Cláudia Silva. Os impactos dos alunos com desenvolvimento atípico na subjetividade do professor e a configuração do trabalho pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. 2010. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/33538621.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.
SILVA. Francisca Bonfin de Matos. A configuração subjetiva da relação profissional dos integrantes da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) - Universidade de Brasília. 2022. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43412. Acesso em: 30 jun. 2023.
VIEIRA, Andreia Dos Santos Gomes. Representações Sociais configuradas na Subjetividade Social e suas expressões no trabalho pedagógico. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37401?locale=fr. Acesso em: 30 jun. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).