A dimensão subjetiva da aprendizagem em estudantes com deficiência intelectual no contexto inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X36893

Palavras-chave:

subjetividade, deficiência intelectual, sujeito, aprendizagem escolar.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a dimensão subjetiva da aprendizagem escolar em estudantes com deficiência intelectual no contexto inclusivo, demarcando um posicionamento de reconhecimento das possibilidades de constituição e expressão do estudante como sujeito do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Teoricamente a discussão está fundamentada na perspectiva cultural-histórica do desenvolvimento humano a partir das contribuições de Vigotski, e suas contribuições sobre a deficiência, além da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey e colaboradores. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa, por meio da metodologia construtivo-interpretativa, pautada nas relações dialógicas entre o pesquisador e os participantes, enfatizando a importância da singularidade dos processos de investigação e concebendo a produção do conhecimento no processo construtivo-interpretativo. Realizou-se a pesquisa com duas participantes com deficiência intelectual do terceiro ano do Ensino Fundamental em classe inclusiva de uma escola pública do Distrito Federal. A produção das informações ocorreu por meio de instrumentos favorecedores da expressão das participantes: dinâmicas conversacionais, entrevista, desenho, conte-me sobre você, linha da vida escolar, diálogo sobre cenas, complemento de frases lúdico e observação participante ativa.  Por meio da análise das informações produzidas com as participantes, considera-se haver a negação da condição de sujeito da aprendizagem escolar nas ações e relações pedagógicas desenvolvidas na escola, sendo fundamental que essa exista para que o processo de aprendizado se consolide e mobilize novos recursos subjetivos promotores do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Pereira Chaves, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Mestranda no Instituto de Psicologia - UnB

Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde

Maristela Rossato, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Profª Drª Maristela Rossato

Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento 

Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília

 

Referências

AAIDD - AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES. 2010. Disponível em:<http://www.aaidd.org/>. Acesso em: 18 jan. 2018.

BORDIGNON, Lorita Helena Campanholo; WOLFF PAIM, Marilane Maria. O processo de aquisição da escrita pela criança: Dialogando com Alexander Romanovich Luria. Educere XII congresso nacional de educação, 2015.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1 a 6/94. Brasília, DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensaios pedagógicos - construindo escolas inclusivas. Brasília: MEC/SEESP. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ensaiospedagogicos.pdf, 2005.

CUNHA, Roseane; ROSSATO, Maristela. A singularidade dos estudantes com deficiência intelectual frente ao modelo homogeneizado da escola: reflexões sobre o processo de inclusão. Revista Educação Especial, vol. 28, nº 53, p. 649-663, set. 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313141512012>Acesso em: 27 jan. 2019.

CONGRESSO INTERNACIONAL SOCIEDADE INCLUSIVA. Declaração Internacional de Montreal sobre inclusão, em 5 de junho de 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/>. Acesso em: dezembro/2018.

DINIZ, Debora. et al. (Org.). Deficiência e igualdade. Brasília, DF: LetrasLivres: Editora Universidade de Brasília, 2010.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2010.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Os aspectos subjetivos no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais: Além dos limites concretos do defeito. In MITJANS MARTINEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen Rosa. (Orgs.), Possibilidades de aprendizagem: Ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. 1ª ed. p. 47-70. Campinas-SP: Alínea, 2011.

GONZALEZ REY, Fernando Luis; MITJÁNS MARTINES, Albertina. La personalidade: su educación y desarrolo. Havana-Cuba: Pueblo Y Educación, 1989.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Epistemologia Cualitativa y Subjetividade. São Paulo-SP: Educ, 1997.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Configuração subjetiva dos processos psíquicos: Avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira (Orgs). Ensino e aprendizagem: A subjetividade em foco. Brasília, DF: Liber Livro, 2012. p. 21-41.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis; MITJÁNS MARTINES, Albertina. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas-SP: Alínea, 2017.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis; MITJÁNS MARTINES, Albertina. El desarrollo de la subjetividade: uma alternativa frente a las teorias del desarrollo psíquico. Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educacion y Desarrollo Humano, ptcedh, Universitat de Girona, 13(2), maio. 2017a. Disponível em: <http://psicologia.udg.edu/PTCEDH/menu_articulos.asp. Acesso em: 29 jan. 2019.

GONZALEZ REY, Fernando; MITJANS MARTINEZ, Albetina. Uma epistemologia para el estúdio de la subjetividade: Sus implicaciones metodológicas. Psicoperpectivas. Chile 15(1), p. 5-16, julho 2015. doi: 10.5027/psicoperspectivas-vol15-issue1-fulltext-667, 2015.

LEIJOTO, Camila Pereira; KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Reflexões acerca do conceito de deficiência intelectual/mental para delineamento da população escolar brasileira para registro no censo escolar. In CAIADO, Katia Regina Moreno; BAPTISTA, Cláudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles (Orgs.), Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2017. p.101-122.

MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral; BRANCO, Angela Uchôa. A noção de Sujeito na Ciência Psicológica: Linguagem e Constituição da Subjetividade em Discussão. In González Rey, Fernando (Org.), Subjetividade, complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo-SP: Pioneira Thomson Learning, 2005. p. 127-153

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A propósito de uma escola para este século. In MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). Para uma escola do século XXI. Campinas, SP: UNICAMP/BCCL, 2013. p. 103-114.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS. DSM-5. Tradução de Maria Inês Côrrea Nascimento et al. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

MITJÁNS MARTINEZ, Albertina. Aprendizagem criativa: uma aprendizagem diferente. In MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; SCOZ, Beatriz Judith; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. (Orgs.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília, DF: Liber, 2012a. p. 85-109.

MITJÁNS MARTINEZ, Albertina. Aprendizagem criativa: Desafios para a prática pedagógica. In Nunes, Cláudio Pinto (Org.). Didática e formação de professores. Injuí, RS: Unijuí, 2012b. p.93-124.

MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural histórica. São Paulo, SP: Cortez, 2017.

ROSSATO, Maristela. O movimento da subjetividade no processo de superação das dificuldades de aprendizagem escolar. (Tese de doutorado). Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2009.

ROSSATO, Maristela; MITJÁNS MARTINEZ, Albertina. Desenvolvimento da subjetividade: Análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo-SP, vol. 17(2), p. 289-298, julho/dezembro 2013.

ROSSATO, Maristela; MITJÁNS MARTINEZ, Albertina. Contribuições da metodologia construtivo-interpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. Revista lusófona de Educação, Portugal, vol. 40, p. 185-198, julho 2018.

ROSSATO, Maristela; MATOS, Jonas Filippe; PAULA, Ribanna Martins. A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas. Educ. rev. [online]. vol.34, jan 2018. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698169376. Acesso em: 30 jan. 2019.

SILVA, Daniele Nunes; RIBEIRO, Julia. Cristina Coelho; MIETO, Gabriela. O aluno com deficiência intelectual na sala de aula: Considerações da perspectiva histórico-cultural. In MACIEL, Diva Albuquerque; BARBATO, SILVIANE (Orgs.), Desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Brasília, DF: UnB, 2010. p. 205- 220.

VYGOTSKI, Lev Semiónovic. Obras Escogidas-V Fundamentos de defectologia. Madrid, Espanha: Machado Grupo de Distribuición, 1997.

VYGOTSKY, Lev Semiónovic. Problemas fundamentales de la defectologia contemporânea. In VYGOTSKY, Lev Semionovic. Obras completas. Habana: Pueblo y Educación, 1989. p. 2-26.

Downloads

Publicado

2019-07-03

Como Citar

Chaves, M. P., & Rossato, M. (2019). A dimensão subjetiva da aprendizagem em estudantes com deficiência intelectual no contexto inclusivo. Revista Educação Especial, 32, e75/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X36893

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.