A dimensão subjetiva da aprendizagem em estudantes com deficiência intelectual no contexto inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X36893

Palavras-chave:

subjetividade, deficiência intelectual, sujeito, aprendizagem escolar.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a dimensão subjetiva da aprendizagem escolar em estudantes com deficiência intelectual no contexto inclusivo, demarcando um posicionamento de reconhecimento das possibilidades de constituição e expressão do estudante como sujeito do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Teoricamente a discussão está fundamentada na perspectiva cultural-histórica do desenvolvimento humano a partir das contribuições de Vigotski, e suas contribuições sobre a deficiência, além da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey e colaboradores. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa, por meio da metodologia construtivo-interpretativa, pautada nas relações dialógicas entre o pesquisador e os participantes, enfatizando a importância da singularidade dos processos de investigação e concebendo a produção do conhecimento no processo construtivo-interpretativo. Realizou-se a pesquisa com duas participantes com deficiência intelectual do terceiro ano do Ensino Fundamental em classe inclusiva de uma escola pública do Distrito Federal. A produção das informações ocorreu por meio de instrumentos favorecedores da expressão das participantes: dinâmicas conversacionais, entrevista, desenho, conte-me sobre você, linha da vida escolar, diálogo sobre cenas, complemento de frases lúdico e observação participante ativa.  Por meio da análise das informações produzidas com as participantes, considera-se haver a negação da condição de sujeito da aprendizagem escolar nas ações e relações pedagógicas desenvolvidas na escola, sendo fundamental que essa exista para que o processo de aprendizado se consolide e mobilize novos recursos subjetivos promotores do desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Marlene Pereira Chaves, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Mestranda no Instituto de Psicologia - UnB

Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde

Maristela Rossato, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Profª Drª Maristela Rossato

Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento 

Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília

 

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Publicado

2019-07-03

Como Citar

Chaves, M. P., & Rossato, M. (2019). A dimensão subjetiva da aprendizagem em estudantes com deficiência intelectual no contexto inclusivo. Revista Educação Especial, 32, e75/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X36893