A narrativa de universitários cegos acerca de suas experiências acadêmicas

Autores

  • Danielle Sousa Silva Universidade de Brasília
  • Maristela Rossato Universidade de Brasília
  • Erenice Natalia Soares Carvalho Federação Nacional das Apaes/Uniape, FENAPAES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32390

Palavras-chave:

Deficiência visual. Ensino Superior. Experiências Acadêmicas.

Resumo

A educação inclusiva, enquanto modalidade transversal de ensino no Brasil tem exigido o desenvolvimento de estratégias pedagógicas no âmbito educacional, em específico, na Educação Superior. Atualmente, observa-se um número crescente de estudantes com deficiência ingressos nas diversas universidades brasileiras em diferentes cursos de graduação. Esta situação traz desafios aos processos de organização de currículo, avaliação e promoção de estratégias que contribuam com o acesso, permanência e conclusão destes estudantes. Nesta linha, este artigo tem por objetivo analisar as narrativas de estudantes universitários cegos acerca de suas experiências acadêmicas no Ensino Superior visando contribuir para a abertura de novos campos de inteligibilidade sobre o processo de inclusão nesse nível de ensino. O estudo foi desenvolvido em uma universidade brasileira (Distrito Federal), a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com 02 estudantes cegos, durante um semestre letivo. A análise dos resultados culminou nos seguintes eixos temáticos: a) Os desafios curriculares, e b) Os sentidos acerca da inclusão acadêmica. Depreende-se da análise realizada, o desconhecimento por parte do universitário cego acerca dos direitos concernentes às estratégias adaptativas que devem ser acessadas no seu processo de escolarização. Além disso, as estratégias pedagógicas, quando desenvolvidas e ofertadas para os participantes, não se basearam em práticas pedagógicas específicas para o sujeito cego, mas em escolhas casuais e pessoais a depender dos seus respectivos professores.

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Biografia do Autor

Danielle Sousa Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, pelo Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília.  Docente do Curso de Graduação de Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Psicóloga. 

Maristela Rossato, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Docente adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano.

Erenice Natalia Soares Carvalho, Federação Nacional das Apaes/Uniape, FENAPAES, Brasil.

Psicóloga, fonoaudióloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília.  Editora científica da Revista Apae Ciência. Professora colaboradora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, onde integrou o corpo docente entre os anos 1996-2013.

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Sousa Silva, D., Rossato, M., & Soares Carvalho, E. N. (2019). A narrativa de universitários cegos acerca de suas experiências acadêmicas. Revista Educação Especial, 32, e41/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X32390

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua