Estado do Conhecimento: um mapeamento de estudos sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X69851Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Educação de Jovens e Adultos, Educação InclusivaResumo
Este relato de pesquisa tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados da investigação de Miron (2021) que buscou realizar, por meio do método Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2015), o mapeamento das produções acadêmicas publicadas em dissertações e teses na biblioteca virtual do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa, amparada nos pressupostos metodológicos do Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2015), foi elaborada a partir de um recorte temporal de 2008 a 2019 no Mestrado Acadêmico em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Os resultados do mapeamento, construído na dissertação desenvolvida entre 2020 e 2021, e das análises realizadas evidenciaram que, dos 104 trabalhos encontrados, apenas 8 (oito) traziam a dialogicidade com a temática, sendo 5 (cinco) dissertações e 3 (três) teses, uma lacuna que pode ser preenchida por pesquisas futuras.
Downloads
Referências
ALENCAR, Gizeli Aparecida Ribeiro de. Sentidos e significados da alfabetização e letramento de adultos com deficiência intelectual. 2015. 162 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, 30 set. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7151. Acesso em: 21 fev. 2022.
AUADA, V. G. C. Apropriação de conceitos científicos e processo de letramento em jovens e adultos com deficiência intelectual. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2015%20-%20Viviane%20Auada.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. 2008b.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020). Brasília: MEC/CAPES, 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/plano-nacional-de-pos-graduacao. Acesso em: 21 fev. 2022.
BREJO, Janayna Alves. Estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da educação infantil no Brasil (1996 – 2005). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_bb121d28eb696c878a81b3bab3a87beb. Acesso em: 28 out. 2021.
BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da Literatura e Revisão Sistemática da Literatura. RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 3, n. 2, p. 23-39, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1738. Acesso em: 25 jan. 2022.
FREITAS, Josefa Fátima de Sena. Textualização e Ação Pedagógica: um estudo com aluno deficiente mental. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá. 147f. 2008. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp108158.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
GARCIA, Leila Posenato; DUARTE, Elisete. Equidade de sexo e gênero na pesquisa e na publicação científica. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2017, vol. 26, n. 3, p. 431-432. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742017000300001. Acesso em: 21 fev. 2022. .
MIRON, Kerén Talita Silva; SCHARDOSIM, Chris Royes. Estado do conhecimento: a dialogicidade entre a educação inclusiva e a educação de jovens e adultos. Práxis Educacional, [S.l.], v. 16, n. 40, p. 592-611, jul. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6580. Acesso em: 21 fev. 2022.
MIRON, Kerén Talita Silva. Estado do conhecimento: discussões sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da educação de jovens e adultos (EJA) na perspectiva da educação inclusiva. Orientadora: Dr.ª Chris Royes Schardosim. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, Camboriú, 2021. Disponível em: https://pergamumweb.ifc.edu.br/pergamumweb_ifc/vinculos/00001a/00001a42.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/pores-crito/article/view/18875. Acesso em: 21 fev. 2022.
MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodi-cos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 21 fev. 2022.
NASCIMENTO, Martha De Cassia. Interface entre EJA e educação especial no município de Guanambi: escolarização de estudantes com deficiência intelectual. 2017. 223f. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalho Conclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5564180. Acesso em: 21 fev. 2022.
SANTANA, Moema Karla Oliveira. A língua portuguesa na educação especial: problematizando leitura, escrita e mediação. 2011. 100f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. 2011. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/4043/Moema%20Karla%20Oliveira%20Santanna.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 fev. 2022.
SILVA, Érika R. Mota. Ensino de leitura e de escrita a adultos com deficiência intelectual matriculados na Educação de Jovens e Adultos. 2017. 79f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9700/SILVA_%c3%89rika_2018.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 21 fev. 2022.
TEMPORAL, Patrícia. Produção de material paradidático de Ciências para videntes e deficientes visuais. 2013. 176f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclu sao.jsf?popup=true&id_trabalho=916644. Acesso em: 21 fev. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).