Estado do Conhecimento: um mapeamento de estudos sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69851

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva

Resumo

Este relato de pesquisa tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados da investigação de Miron (2021) que buscou realizar, por meio do método Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2015), o mapeamento das produções acadêmicas publicadas em dissertações e teses na biblioteca virtual do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa, amparada nos pressupostos metodológicos do Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2015), foi elaborada a partir de um recorte temporal de 2008 a 2019 no Mestrado Acadêmico em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Os resultados do mapeamento, construído na dissertação desenvolvida entre 2020 e 2021, e das análises realizadas evidenciaram que, dos 104 trabalhos encontrados, apenas 8 (oito) traziam a dialogicidade com a temática, sendo 5 (cinco) dissertações e 3 (três) teses, uma lacuna que pode ser preenchida por pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Kerén Talita Silva Miron, Instituto Federal Catarinense, Camboriú, SC

Mestra pelo Instituto Federal Catarinense, Camboriú, SC, Brasil.

Chris Royes Schardosim, Instituto Federal Catarinense, Ibirama, SC

Professora doutora do Instituto Federal Catarinense, Ibirama, SC, Brasil.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Miron, K. T. S., & Schardosim, C. R. (2022). Estado do Conhecimento: um mapeamento de estudos sobre o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes com deficiência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Educação Especial, 35, e48/1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X69851

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