Sexualidade: ações e representações a partir do movimento de autogestão e autodefensoria da APAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74540

Palavras-chave:

Autogestão, Autodefensoria, Sexualidade, APAE

Resumo

O presente artigo tem por finalidade realizar uma revisão integrativa dos estudos divulgados pelo movimento de Autogestão e Autodefensoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Brasil, relacionados à sexualidade, identificando o tema nos diferentes registros divulgados ao longo dos anos. Foram encontradas revistas, projetos, cartilhas e documentos norteadores que abordam a temática. A questão que norteou o estudo foi compreender as discussões sobre sexualidade diante do movimento de autogestão e autodefensoria, que poderão servir à (re)construção do pensamento crítico e ao desenvolvimento de políticas, protocolos, recursos, programas e procedimentos que contribuam com a discussão e entendimento da sexualidade. A partir do levantamento de cinco categorias temáticas, foi possível identificar discussões sobre sexualidade, sexo, gênero e relação sexual, segurança, abuso, vida afetiva, namoro e casamento, direitos sexuais, masturbação e preconceito. Os estudos destacam a importância de trazer ao centro dos debates as percepções da sociedade e famílias, a educação em sexualidade e o direito da pessoa com deficiência de se expressar e vivenciar sua sexualidade, em um processo de desenvolvimento contínuo, por toda vida.

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Biografia do Autor

Patricia Monteiro Lima Chagas, Fundação de Apoio à Escola Técnica

Doutoranda em Educação - ProPEd / UERJ. Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense / UFF. Pedagoga com licenciatura plena pela Universidade do Estado do Pará. Psicopedagoga Institucional com ênfase em Educação Especial (UVA-RJ) e Clínica (Faculdades Integradas Maria Tereza/RJ). Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual (UNIRIO). Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social (UFF). Pós-graduada em Neurociência Pedagógica - UCAM/AVM. Pós-graduanda em Sexualidade Humana (Universidade Celso Lisboa /CBI of Miami). Professora atuante na área da Educação Especial. Diretora Adjunta Pedagógica do CAEP E.E. Favo de Mel/FAETEC. Qualificada pelo Instituto Benjamin Constant no curso de Formação de Professores para atuação na área da deficiência visual. Qualificada em autismo pelo Instituto Tereza Serra/RJ. Qualificada em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora convidada UNISUAM nos cursos de Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusão Escolar. Professora convidada AVM-UCAM nos cursos de Educação Especial e Inclusiva e Neurociência Pedagógica. Professora convidada Simonsen no Curso Psicopedagogia Institucional e Clínica. Locais de atuação ao longo dos anos: FAETEC ? Caep Escola Especial Favo de Mel / Rio de Janeiro. Cargo: Professora I ? Estatutária. Principais atividades: Diretora Adjunta Pedagógica da Unidade Escolar; Professora regente em turma com alunos com DI; Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa da unidade. UNISUAM - Professora em cursos de Pós-graduação. Simonsen - Professora em curso de Pós-graduação. Aprender Educacional - Professora convidada em Cursos de Extensão. AVM-UCAM - Professora em Cursos de Pós-graduação. CIAC/RJ - Centro Integrado de Atividades Complementares - Psicopedagoga Clínica. Integrante do Núcleo de Estudos do CAEP EE Favo de Mel/ FAETEC/RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa em Turismo, Hotelaria e hospitalidade Inclusiva 9 Faculdade de Turismo / UFF). Colégio Ferreira Alves / Rio de Janeiro. Cargo: Professora no Curso Normal sequencial ? nível Médio. Principais atividades: docente nas disciplinas Legislação Educacional e Didática da Educação Especial. União de Cegos do Brasil / Rio de Janeiro. Cargo: Professora de Braille e Soroban (voluntária). Principais atividades: docente atuando com alunos jovens e adultos em reabilitação. Principais áreas de interesse: Formação inicial e continuada de professores; Educação Especial; Educação Inclusiva; Psicopedagogia; Recursos Psicopedagógicos para inclusão; Pessoa com deficiência; Sexualidade e pessoa com deficiência intelectual e Transtorno do espectro do autismo; Habilidades Sociais; Autogerenciamento; Neurociência Pedagógica.

Annie Gomes Redig, Rio de Janeiro State University

Annie Gomes Redig é graduada em Pedagogia - Habilitação em Licenciatura em formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças, jovens e adultos; Bacharelado em Pedagogia das Instituições e nos Movimentos Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002 - 2006). Fez especialização em Orientação Educacional e Pedagógica na Universidade Candido Mendes (2006 - 2007). É Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED / UERJ. Já atuou como professora de atendimento educacional especializado na rede pública do município do Rio de Janeiro nos anos de 2012-2015, tutora à distância do curso de Pedagogia do CEDERJ 2012-2017. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da UERJ, Vice-Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPED / UERJ e coordenadora da disciplina de monografia do curso de Pedagogia na modalidade à distância do CEDERJ / UERJ. É Procientista da UERJ desde 2018, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2021. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa "Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais".

Renan Borges Cavalcanti Moreira, Rio de Janeiro State University

Monitor de Cálculo 1 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista na iniciação científica, atuando em grupo de pesquisa que desenvolve estudos sobre inclusão educacional e social. Tem experiência na área de Matemática. Professor de Matemática.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Chagas, P. M. L., Redig, A. G., & Moreira, R. B. C. (2023). Sexualidade: ações e representações a partir do movimento de autogestão e autodefensoria da APAE. Revista Educação Especial, 36(1), e44/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X74540