Sexualidad: Acciones y Representaciones desde el Movimiento de Autogestión y Autodefensa de la APAE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74540

Palabras clave:

Autogestión, Autodefensa, Sexualidad, APAE

Resumen

El objetivo de este artículo es realizar una revisión integradora de los estudios publicados por el Movimiento de Autogestión y Autodefensa de la Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Brasil, relacionados con la sexualidad, identificando el tema en los diferentes registros lanzado a lo largo de los años. Se encontraron revistas, proyectos, folletos y documentos orientadores que abordan los temas. La pregunta que guió el estudio fue comprender las discusiones sobre la sexualidad frente al movimiento de autogestión, que pueden servir para la (re)construcción del pensamiento crítico y el desarrollo de políticas, protocolos, recursos, programas y procedimientos que contribuyan a la discusión y comprensión de la sexualidad. A partir del levantamiento de cinco categorías temáticas, fue posible identificar discusiones sobre sexualidad, sexo, género y relación sexual, seguridad, abuso, vida afectiva, noviazgo y matrimonio, derechos sexuales, masturbación y prejuicio. Los estudios destacan la importancia de llevar al centro de los debates las percepciones de la sociedad y las familias, la educación sexual y el derecho de las personas con discapacidad a expresarse y vivir su sexualidad, en un proceso continuo a lo largo de su vida.

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Biografía del autor/a

Patricia Monteiro Lima Chagas, Fundação de Apoio à Escola Técnica

Doutoranda em Educação - ProPEd / UERJ. Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense / UFF. Pedagoga com licenciatura plena pela Universidade do Estado do Pará. Psicopedagoga Institucional com ênfase em Educação Especial (UVA-RJ) e Clínica (Faculdades Integradas Maria Tereza/RJ). Especialização em Educação Especial - Deficiência Visual (UNIRIO). Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social (UFF). Pós-graduada em Neurociência Pedagógica - UCAM/AVM. Pós-graduanda em Sexualidade Humana (Universidade Celso Lisboa /CBI of Miami). Professora atuante na área da Educação Especial. Diretora Adjunta Pedagógica do CAEP E.E. Favo de Mel/FAETEC. Qualificada pelo Instituto Benjamin Constant no curso de Formação de Professores para atuação na área da deficiência visual. Qualificada em autismo pelo Instituto Tereza Serra/RJ. Qualificada em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora convidada UNISUAM nos cursos de Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial e Inclusão Escolar. Professora convidada AVM-UCAM nos cursos de Educação Especial e Inclusiva e Neurociência Pedagógica. Professora convidada Simonsen no Curso Psicopedagogia Institucional e Clínica. Locais de atuação ao longo dos anos: FAETEC ? Caep Escola Especial Favo de Mel / Rio de Janeiro. Cargo: Professora I ? Estatutária. Principais atividades: Diretora Adjunta Pedagógica da Unidade Escolar; Professora regente em turma com alunos com DI; Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa da unidade. UNISUAM - Professora em cursos de Pós-graduação. Simonsen - Professora em curso de Pós-graduação. Aprender Educacional - Professora convidada em Cursos de Extensão. AVM-UCAM - Professora em Cursos de Pós-graduação. CIAC/RJ - Centro Integrado de Atividades Complementares - Psicopedagoga Clínica. Integrante do Núcleo de Estudos do CAEP EE Favo de Mel/ FAETEC/RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa em Turismo, Hotelaria e hospitalidade Inclusiva 9 Faculdade de Turismo / UFF). Colégio Ferreira Alves / Rio de Janeiro. Cargo: Professora no Curso Normal sequencial ? nível Médio. Principais atividades: docente nas disciplinas Legislação Educacional e Didática da Educação Especial. União de Cegos do Brasil / Rio de Janeiro. Cargo: Professora de Braille e Soroban (voluntária). Principais atividades: docente atuando com alunos jovens e adultos em reabilitação. Principais áreas de interesse: Formação inicial e continuada de professores; Educação Especial; Educação Inclusiva; Psicopedagogia; Recursos Psicopedagógicos para inclusão; Pessoa com deficiência; Sexualidade e pessoa com deficiência intelectual e Transtorno do espectro do autismo; Habilidades Sociais; Autogerenciamento; Neurociência Pedagógica.

Annie Gomes Redig, Universidad del Estado del Río de Janeiro

Annie Gomes Redig é graduada em Pedagogia - Habilitação em Licenciatura em formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças, jovens e adultos; Bacharelado em Pedagogia das Instituições e nos Movimentos Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002 - 2006). Fez especialização em Orientação Educacional e Pedagógica na Universidade Candido Mendes (2006 - 2007). É Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED / UERJ. Já atuou como professora de atendimento educacional especializado na rede pública do município do Rio de Janeiro nos anos de 2012-2015, tutora à distância do curso de Pedagogia do CEDERJ 2012-2017. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da UERJ, Vice-Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPED / UERJ e coordenadora da disciplina de monografia do curso de Pedagogia na modalidade à distância do CEDERJ / UERJ. É Procientista da UERJ desde 2018, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2021. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa "Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais".

Renan Borges Cavalcanti Moreira, Universidad del Estado del Río de Janeiro

Monitor de Cálculo 1 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista na iniciação científica, atuando em grupo de pesquisa que desenvolve estudos sobre inclusão educacional e social. Tem experiência na área de Matemática. Professor de Matemática.

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Publicado

2023-07-26

Cómo citar

Chagas, P. M. L., Redig, A. G., & Moreira, R. B. C. (2023). Sexualidad: Acciones y Representaciones desde el Movimiento de Autogestión y Autodefensa de la APAE. Revista De Educación Especial, 36(1), e44/1–25. https://doi.org/10.5902/1984686X74540