Sexualidade: ações e representações a partir do movimento de autogestão e autodefensoria da APAE
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X74540Parole chiave:
Autogestão, Autodefensoria, Sexualidade, APAEAbstract
O presente artigo tem por finalidade realizar uma revisão integrativa dos estudos divulgados pelo movimento de Autogestão e Autodefensoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Brasil, relacionados à sexualidade, identificando o tema nos diferentes registros divulgados ao longo dos anos. Foram encontradas revistas, projetos, cartilhas e documentos norteadores que abordam a temática. A questão que norteou o estudo foi compreender as discussões sobre sexualidade diante do movimento de autogestão e autodefensoria, que poderão servir à (re)construção do pensamento crítico e ao desenvolvimento de políticas, protocolos, recursos, programas e procedimentos que contribuam com a discussão e entendimento da sexualidade. A partir do levantamento de cinco categorias temáticas, foi possível identificar discussões sobre sexualidade, sexo, gênero e relação sexual, segurança, abuso, vida afetiva, namoro e casamento, direitos sexuais, masturbação e preconceito. Os estudos destacam a importância de trazer ao centro dos debates as percepções da sociedade e famílias, a educação em sexualidade e o direito da pessoa com deficiência de se expressar e vivenciar sua sexualidade, em um processo de desenvolvimento contínuo, por toda vida.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. American PsychiatricPublishing, 2013.
BERNARDI, Elcira Machado; NETO, Erivaldo Fernandes; PILGER, Jaqueline Regina. (Orgs.). Documento norteador: autogestão, autodefensoria e família: orientações para o trabalho com as famílias no contexto da Rede APAE/– Brasília, 2017.
BERNARDI, Elcira Machado et al. Manual Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família. Federação Nacional das APAES. Brasília – DF, 2015.
BEZERRA, Giovani Ferreira. A Federação Nacional das Apaes e seu periódico (1963-1973): Estratégias, mensagens e representações dos apaeanos em (re)vista(Tese de doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
BRAGA, Aline Cynthia; VINÍCIUS, Álisson; CARVALHAIS, Luciene. Inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e múltipla: autogestão, autodefesa e família– Projeto Águia. 2. ed. – Brasília: Federação Nacional das APAEs, 2011.
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 04 abr. 2022.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Decreto legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4. ed., rev. e atual. – Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011.
BUTTLER, Judith Gender. Feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.
CARVALHO, Eunice Natália de; NETO, Erivaldo Fernandes; FIORI, Ivone Maggioni; OLIVEIRA, Maria Helena Alcântara de. Política de Atenção Integral e Integrada da Rede APAE. FENAPAES - Brasília, 2020.
CERQUEIRA, Daniel (Org.). Atlas da Violência. São Paulo: FBSP, 2021.
CHAGAS, Patrícia Monteiro Lima. Sexualidade e a pessoa com deficiência intelectual: proposição do tema nas escolas. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI) - Universidade Federal Fluminense, 2017.
FENAPAES. Autogestão e Autodefensoria: Conquistando autonomia e participação. Projeto Sinergia. Volume 3. Brasília, 2009.
FENAPAES. Coletânea de cartas dos autodefensores. Federação Nacional das APAES. Coletânea de cartas dos autodefensores: “Nossa limitação é apenas uma parte de nós”. Brasília – DF, 2016.
FENAPAES. Cartilha Eu tenho Direito: É tempo de transformar conhecimento em ação. Federação Nacional das APAES. Brasília – DF, 2021.
FENAPAES. Revista Autodefensoria 20 anos[Recurso eletrônico] / Federação Nacional das APAEs. – Vol. 1, n. 1– Brasília: Federação Nacional das APAEs, 2021.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. (Org.). Educação sexual: múltiplos temas, compromisso comum. Londrina: UEL, 2009.
GLAT, Rosana. A sexualidade da pessoa com deficiência mental. In: Revista Brasileira de Educação Especial, v.1, pp. 65-74, 1992.
GLAT, Rosana. Auto-defensoria/auto-gestão: movimento em prol da
autonomia de pessoas com deficiência mental - uma proposta político-educacional. Belo Horizonte, 2004.
LEME, Cássia; CRUZ, Emirene. Sexualidade e Síndrome de Down: uma visão dos pais. In: Arq Ciência e Saúde, jan-mar; 15(1), pp. 29 – 37, 2008.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: RJ. Vozes, 1997.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; RIBEIRO, Paulo Roberto Marçal. Desfazendo Mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. IN: Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 16, n. 2, pp. 159 – 176, mai – ago, 2010.
OMS. Organização Mundial da Saúde. World reporton violence and health. Geneva: OMS, 2002.
PARREIRA, Clélia Maria de Sousa Ferreira. Orientações práticas para o trabalho com famílias. In: BERNARDI, Elcira Machado. (Orgs.).Documento norteador: autogestão, autodefensoria e família: orientações para o trabalho com as famílias no contexto da Rede APAE /– Brasília, 2017.
RAFANTE, Heulalia Charalo. Helena Antipoff, as sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil. (Tese). São Carlos-SP: Centro de Educação e Ciência Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2011.
RAFANTE, Heulalia Charalo; SILVA, João Henrique da; CAIADO, Katia Regina Moreno. A Federação Nacional das APAES no contexto da ditadura civil-militar no Brasil: Construção da hegemonia no campo da educação especial. IN: Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(64), 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.4474. Acesso em: 08 jun. 2023.
RAFANTE, Heulalia Charalo. História e política da Educação Especial no Brasil: Bases teórico-metodológicas e resultados de pesquisa. Revista de Educação.PUC-Campinas, Campinas-SP, 21(2),149-161, 2016. Disponível em:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2786. Acesso em: 08 jun. 2023.
SILVA, Alisson Gasparini da. Afetividade e Sexualidade da Pessoa com Deficiência Intelectual. Fed. Nac. das APAEs - Fenapaes Brasília/DF v.7 nº1 pp. 49 - 66 jan./jun, 2017.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. Portugal, 8(1), pp. 102-106, 2010.
SPIZZIRRI, Giancarlo; PEREIRA, Carla Maria de Abreu; ABDO, Carmita Helena Najjar. O termo gênero e sua contextualização. IN: Diagn Tratamento. 19 (1) , 2014. Disponível em: https://filesbvs.br/upload/S/1413-9979/2014/v19n1/a3969.pdf. Acesso em: 06 jun. 23.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).