Educação inclusiva e a pessoa idosa com deficiência: Uma análise por scoping review
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X91912Palavras-chave:
Educação inclusiva, Pessoa idosa, Pessoa com deficiência, EnvelhecimentoResumo
A educação inclusiva assegura que toda pessoa tenha o direito de acesso à educação. O envelhecimento é uma realidade relativamente recente no contexto brasileiro, e traz novas demandas de estudos sobre educação inclusiva e o acesso das pessoas idosas comdeficiência à educação. O objetivo deste estudo foi mapear as produções nacionais sobre educação inclusiva e o acesso da pessoa idosa. Para tanto, realizou-se uma scoping review pelo método PRISMA-ScR. A coleta de dados ocorreu nas bases BDTD e CAPES. Os 13 documentos selecionados foram analisados pelo IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que o corpus foi dividido em 95 segmentos de texto, 80,39% desses dados foram avaliados, sendo 3.383 elementos diferentes. A classificação hierárquica descendente separou o corpus em cinco classes de elementos textuais que sinalizam adeficiência interseccionada ao envelhecimento como perspectiva negativa e ainda pouco discutida na literatura nacional. Destaca-se a importância dessas publicações para umpanorama nacional e futuras análises do desenvolvimento deste tema em nossasociedade.
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