Educação inclusiva e a pessoa idosa com deficiência: Uma análise por scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91912

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Pessoa idosa, Pessoa com deficiência, Envelhecimento

Resumo

A educação inclusiva assegura que toda pessoa tenha o direito de acesso à educação. O envelhecimento é uma realidade relativamente recente no contexto brasileiro, e traz novas demandas de estudos sobre educação inclusiva e o acesso das pessoas idosas comdeficiência à educação. O objetivo deste estudo foi mapear as produções nacionais sobre educação inclusiva e o acesso da pessoa idosa. Para tanto, realizou-se uma scoping review pelo método PRISMA-ScR. A coleta de dados ocorreu nas bases BDTD e CAPES. Os 13 documentos selecionados foram analisados pelo IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que o corpus foi dividido em 95 segmentos de texto, 80,39% desses dados foram avaliados, sendo 3.383 elementos diferentes. A classificação hierárquica descendente separou o corpus em cinco classes de elementos textuais que sinalizam adeficiência interseccionada ao envelhecimento como perspectiva negativa e ainda pouco discutida na literatura nacional. Destaca-se a importância dessas publicações para umpanorama nacional e futuras análises do desenvolvimento deste tema em nossasociedade.

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Biografia do Autor

Margaret da Conceição Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE), Universidade de Brasília (UnB) e Prof.a na Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Universidade Católica de Brasília

Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Possui graduação em Licenciatura Plena (2004) e Formação em Psicologia (2005) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Neuropsicologia pelo IPAF (2007). Mestre em Cognição e Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília(2010). Doutora em Cognição e Neurociências do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (2014). Realizou seu estágio sanduíche do doutorado no "Centre de Recherche D'Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal" na Université de Montréal, CANADÁ. Especialista em Gerontologia (2021) pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Realização de Pós-doutorado na Université Paris Cite (2023-2024). Atualmente é Professora no Instituto de Psicologia, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE) e uma das coordenadoras do Laboratório de Novas Epistemologias e Desenvolvimento Humano - LabNEDH pela Universidade de Brasília. Sócia Fundadora e Segunda Tesoureira da Associação Brasileira de Psicogerontologia (Gestão 2024-2026).

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Silva, M. da C., & Chariglione, I. P. F. S. (2025). Educação inclusiva e a pessoa idosa com deficiência: Uma análise por scoping review. Revista Educação Especial, 38(1), e68/01–29. https://doi.org/10.5902/1984686X91912

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