Os padrões de comunicação da surdocegueira nos contextos familiar e educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X30185

Palavras-chave:

Educação Especial, Padrões de comunicação, Surdocegueira.

Resumo

A surdocegueira, deficiência de caráter único que não significa junção de duas deficiências, caracteriza-se de forma muito subjetiva, uma vez que cada surdocego desenvolve formas e maneiras de se comunicar. A família e a escola possuem um papel importantíssimo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e emocional do sujeito surdocego, sendo os primeiros meios sociais e de ensino da criança. Frente a essas questões, este trabalho teve por objetivo compreender os padrões de comunicação de duas jovens surdocegas no contexto familiar e escolar, analisando a possibilidade de desenvolvimento de uma linguagem simbólica no processo de interação com esses ambientes. A amostra foi constituída por duas jovens surdocegas, suas genitoras e suas professoras/guias intérpretes. Foram coletados seus discursos e analisados segundo a Teoria de Análise de Conteúdo de Bardin. A análise apresentou quatro categorias: padrões de comunicação na família, padrões de comunicação na escola, linguagem concreta e linguagem abstrata. Com essas análises, podem-se entender melhor as peculiaridades desses atores na interação da comunicação, o desenvolvimento da linguagem simbólica dos sujeitos surdocegos e a sua relação com as diferentes maneiras de se comunicar com esses sujeitos.

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Biografia do Autor

Elisângela Keylla Henrique Sales de Araújo, Universidade Católica de Brasília

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília

Caio Diogo Santana de Sousa, Universidade Católica de Brasília

Graduando pela Universidade Católica de Brasília.

Gleicimar Gonçalves Cunha, Universidade Católica de Brasília

Professora da Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

Andrea Dias Souza Sobrinho Garzesi, Universidade Católica de Brasília

Professora da Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Universidade Católica de Brasília

Professora da Graduação em Psicologia e da Pós-Graduação em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Araújo, E. K. H. S. de, Sousa, C. D. S. de, Cunha, G. G., Garzesi, A. D. S. S., & Chariglione, I. P. F. S. (2018). Os padrões de comunicação da surdocegueira nos contextos familiar e educacional. Revista Educação Especial, 32, e12/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X30185

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua