Contribuições das tecnologias assistivas para a inclusão educacional de pessoas surdas: uma revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X89913

Palavras-chave:

Tecnologias Assistivas, Deficiência Auditiva, Inclusão Educacional

Resumo

Este artigo investiga as contribuições das tecnologias assistivas para a inclusão educacional de pessoas surdas, destacando os benefícios para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Doutorado em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca, utiliza uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão narrativa da literatura. O estudo busca entender como as tecnologias assistivas contribuem para a inclusão e o desenvolvimento de alunos surdos em ambientes educacionais. Foram analisadas publicações dos últimos cinco anos, abordando o impacto dessas tecnologias na comunicação, no progresso acadêmico e na inclusão social. Entre as tecnologias discutidas estão softwares de tradução de texto para língua de sinais, legendagem em tempo real, ferramentas de tradução de fala para língua de sinais utilizando inteligência artificial e tecnologias auditivas. Além dos benefícios, o artigo examina desafios como a falta de políticas públicas e a formação insuficiente de professores, e propõe recomendações para melhorar a implementação das TA na educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Ferrari dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca, Rio de Janeiro, RJ), Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca, Rio de Janeiro, RJ), Bacharel em Fonoaudiologia (Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ). Atua como Fonoaudióloga Preceptora no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ) e como Fonoaudióloga no Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ.

Neuza Siqueira de Souza, Centro Universitário Carioca

Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca - UniCarioca (2024), Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca - UniCarioca (2023), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Plínio Leite - UNIPLI (2003), Especialista em Língua Inglesa pelo Instituto Superior Anísio Teixeira - ISAT (2008) e Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1991). Atua como formadora no Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM, integrado ao Centro Municipal de Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos - CREFCON e desempenha a função de revisora copidesque da empresa IDIOMAS CIA LTDA.

Mariza Sueli de Oliveira Sodré, Centro Universitário Carioca

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2022). Atualmente é coordenador do preparatório do Centro Comunitário Servos do Rei, professora do Colégio Estadual Professora Vânia do Amaral M. E e professora do Centro Universitário Carioca, atuando como professora e pesquisadora do programa Stricto Senso em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa Tecnologias Assistivas para Educação Inclusiva e é chefe do Laboratório de Inclusão da Unicarioca (RJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Continuada; Neuroeducação e Tecnologias Assistivas.

Gabriel Mello dos Santos Abreu Mol, Centro Universitário Carioca

Mestre em Metodologia e Técnicas de Computação no programa de Pós-graduação em Informática da UFRJ (PPGI), graduado em Ciência da Computação pela Centro Universitário Carioca (UniCarioca), pesquisador e tecnologista no núcleo de computação aplicada (NUCAP) da UniCarioca/ CNPq. Possui experiência em programação (utilizando linguagem C e C#), desenvolvimento de aplicações em Unity (ferramenta para desenvolvimento de jogos e ambientes virtuais) e criação de aplicações em Realidade Virtual e Aumentada.

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

Santos, A. B. F. dos, Souza, N. S. de, Sodré, M. S. de O., & Mol, G. M. dos S. A. (2025). Contribuições das tecnologias assistivas para a inclusão educacional de pessoas surdas: uma revisão narrativa. Revista Educação Especial, 38(1), e13/1–17. https://doi.org/10.5902/1984686X89913