Análise das postagens em torno de surdez e educação realizadas na plataforma Youtube®, durante o período de pandemia decorrente da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68357

Palavras-chave:

Surdez, educação, acessibilidade, youtube, COVID-19

Resumo

O COVID-19 provocou o distanciamento social em caráter de urgência o que fez com que a internet, tornasse-se um espaço de possibilidades de informação e interação. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar as postagens de vídeos em torno da surdez, educação e pandemia, no que se refere às dificuldades enfrentadas e as tendências que surgiram nesta área a partir deste período. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e quantitativo a partir de análise de vídeos postados no YouTube relacionados a surdez, pandemia e educação, no período de março a novembro de 2020. Para a realização da análise, os vídeos foram categorizados em dois eixos: 1) Dificuldades em torno da surdez e 2) Tendências em torno da surdez apresentadas nos vídeos a partir da pandemia. Observou-se na análise de resultados que dos 24 vídeos analisados, a grande maioria apresentou como tema de discussão as dificuldades na acessibilidade linguística dos surdos, as quais já ocorriam antes da pandemia e se agravaram neste período. Além das dificuldades, alguns vídeos focaram-se nas tendências e novidades a partir da pandemia, as quais focaram-se na acessibilidade educacional e linguística de pessoas surdas. Conclui-se que a maior dificuldade apresentada pelos surdos durante esse período foi a falta de acessibilidade linguística, especialmente, com relação ao uso mais efetivo das novas tecnologias. Novas pesquisas que discutam essas dificuldades e tendências são necessárias, a fim de que a acessibilidade das pessoas surdas possa ocorrer continuadamente, levando em conta suas diferenças e possibilidades.

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Biografia do Autor

Claudia Mara Padilha Mainieri, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR

Graduada pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Isabela Jordão de Camargo, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR

Mestranda da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Israel Bispo dos Santos, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR

Doutor pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Ana Cristina Guarinello, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutora pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

Mainieri, C. M. P., Camargo, I. J. de, Santos, I. B. dos, & Guarinello, A. C. (2022). Análise das postagens em torno de surdez e educação realizadas na plataforma Youtube®, durante o período de pandemia decorrente da COVID-19. Revista Educação Especial, 35, e30/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X68357