Literatura infantil e a multimodalidade no contexto de surdez: uma proposta de atuação

Luciana Cabral Figueiredo, Ana Cristina Guarinello

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4404

 

Diversas pesquisas apontam dificuldades encontradas por sujeitos surdos em seu processo educacional. As práticas educacionais baseadas apenas na oralidade, com base na ilusória idéia de que esta representa um pré-requisito para aprendizagem da linguagem escrita são recorrentes. Ações deste tipo acarretam na falta de uma língua compartilhada entre professor ouvinte e aluno surdo em sala de aula, fator que somado à ausência de condições necessárias e materiais didáticos adequados aos alunos surdos, dificulta ainda mais o acesso desses alunos ao letramento e aprendizagem. Distanciando-nos dessa visão, consideramos que o processo educacional do surdo deve acontecer por meio de interações significativas em língua de sinais, respeitando sua condição de não ouvinte/falante. Nessa direção, o processo educacional ultrapassa a realização de atividades mecânicas e descontextualizadas realizadas apenas por meio da língua oral e começa a respeitar a necessidade de o surdo aprender em sua língua própria, o que auxilia no processo de aquisição da linguagem escrita e conseqüentemente minimiza de suas dificuldades de leitura, compreensão e produção textual. Para tornar esta realidade possível, propomos a incorporação da multimodalidade às práticas educacionais e terapêuticas para surdos, utilizando textos clássicos da literatura infantil e tendo como público alvo crianças surdas em processo de aquisição da linguagem escrita.

Palavras-chave: Surdez; Multimodalidade; Educação de surdos.

 


Palavras-chave


Deafness; Multimodality; Deaf education.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4404

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

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