Estratégias de estudo e de aprendizagem com tecnologias por universitários cegos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X86814

Palavras-chave:

Estudantes cegos, Práticas de estudo, Ensino Superior

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar e analisar os usos que estudantes universitários cegos fazem de tecnologias digitais e da tecnologia assistiva em suas atividades de estudo e na elaboração de suas estratégias para aprendizagem. A partir de um questionário enviado para núcleos de acessibilidade de 6 universidades do Rio de Janeiro e região metropolitana, chegou-se a 14 estudantes que se disponibilizaram a participar da pesquisa por meio de entrevista semiestruturada. A entrevista buscou compreender o acesso e o percurso de estudantes cegos no ensino superior, com foco nas estratégias de aprendizagem adotadas por eles para minimizar barreiras atitudinais, técnicas e pedagógicas que dificultam seus processos de aprendizagem. Como resultado, destaca-se a fundamental relevância das tecnologias assistiva e digitais na aquisição dos conteúdos curriculares por estudantes cegos, impactando a permanência no curso, o desempenho acadêmico e sua trajetória no ensino superior. A análise descreve como as técnicas e práticas desenvolvidas pelos participantes da pesquisa para os estudos estão ligadas ao uso dessas tecnologias e a grande relevância da aprendizagem por pares e da tutoria no acesso a materiais de estudo e, principalmente, na realização de tarefas acadêmicas. Constata-se que as estratégias de aprendizagem desses estudantes são potencializadas pelo letramento digital.

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Biografia do Autor

Margareth Olegário, Instituto Benjamin Constant

Doutora em Educação pela PUC-Rio; professora do Instituto Benjamin Constant; membro do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia.

Rosalia Maria Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1991); Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada da PUC-Rio, onde coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, vinculado ao PPGE. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação, do Grupo de Trabalho Children, Youth and Media da European Communication Research and Education Association (ECREA) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Editora da Revista Educação Online (Educação PUC-Rio), membro do Conselho Editorial da Revista Educação & Realidade (UFRGS), do Conselho Editorial da Revista Education Review e do Conselho Editorial da Revista InterScientia.

Mirna Juliana Santos Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela PUC-Rio; revisora de textos científicos; vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia; bolista POSDOC FAPERJ Nota 10 junto ao PPGE PUC-Rio.

Kelly Maia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela PUC-Rio; professora assistente da UFRRJ; membro do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Olegário, M., Duarte, R. M., Fonseca, M. J. S., & Maia, K. (2024). Estratégias de estudo e de aprendizagem com tecnologias por universitários cegos. Revista Educação Especial, 37(1), e21/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X86814