Pressupostos higienistas e o Imperial Instituto dos Meninos Cegos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85424

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação de cegos, História da Educação Especial, Higienismo

Resumo

No século XIX, foi fundada a primeira instituição para a instrução de pessoas cegas no Brasil, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro. Os fundadores foram José Alvares de Azevedo e José Francisco Xavier Sigaud. O primeiro era cego e professor formado em Paris, e o segundo era um influente médico higienista e vidente. Por meio da fundação da referida instituição, foram estabelecidos os fundamentos para a educação de pessoas com deficiência visual no Brasil. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi delinear o impacto do higienismo no Imperial Instituto dos Meninos Cegos, tendo em vista a gestão de dois diretores médicos no período Imperial e a circulação e a apropriação de preceitos higienistas pela sociedade carioca. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza documental, com base em fontes primárias. O recorte temporal foi de 1854 a 1889. Por meio do estudo, foi possível verificar o forte impacto do higienismo na instituição em questão, a partir da atuação dos diretores e médicos nomeados que moldavam, com seus discursos e várias ações, o perfil da instituição.

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Biografia do Autor

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Docente e pesquisadora da Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduada em Pedagogia: Formação de professores para a área de Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência como orientadora pedagógica, educacional e coordenadora de área. Possui proficiência em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: educação de surdos, arte e educação especial, história da educação de surdos, história da educação especial, língua brasileira de sinais.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

Sofiato, C. G. (2024). Pressupostos higienistas e o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Revista Educação Especial, 37(1), e22/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X85424

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico