Políticas para Pessoas com Deficiência na Educação Profissional: um estudo nos anais do colóquio “a produção do conhecimento em educação profissional” (2013-2023)

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X90819

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Políticas para Pessoas com deficiência, Educação Profissional e Tecnológica, Colóquio “A produção do conhecimento em Educação Profissional”, Estado de conhecimento

Abstract

Este artigo visa analisar estudos acerca de políticas para as pessoas com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como fonte os anais de seis edições do Colóquio “A produção do conhecimento em Educação Profissional”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, escolhido pela sua representatividade no campo da EPT no Brasil. Para atingir esse objetivo, recorreu-se à metodologia para uma produção do estado de conhecimento postulada por Morosini et al. (2021), baseada em bibliografia sobre a temática de políticas para pessoas com deficiência (Martins, 1999; Mantoan, 2003; Piovesan, 2013), especialmente na EPT, por meio de leis como a nº 13146/2015 e a nº 10.098/2000, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/1996). A pesquisa demonstra uma incipiência da temática dentro deste evento representativo da Educação Profissional e Tecnológica, quando comparadas a quantidade de trabalhos publicados relacionados ao tema deste artigo (4) com o total de trabalhos já publicados no evento (765).

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Biografie autore

Rodrigo Luiz Silva Pessoa, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mestre na área de Linguística Aplicada (LA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, também pela UFRN. Atua como revisor de texto no IFRN, sendo lotado na Editora IFRN. Tem interesse na área de editoração de livros e divulgação científica sob seus diferentes formatos, além de divulgação científica em instituições de educação.

Renato Marinho Brandão Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), vinculado à linha de História, historiografia e memória da Educação Profissional. Possui graduação (2009) e mestrado em História (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de História da Educação, pela Universidade do Minho (2018). Realizou estágio pós-doutoral no PPGEP-IFRN, com projeto de pesquisa dedicado a estudar a relação entre a escola e outros espaços/mecanismos de controle dos grupos populares na cidade do Natal no início do século XX. Tem projetos de pesquisa e publicações nos campos da História do Brasil republicano, História urbana, História da educação profissional e suas interfaces.

Glícia de Souza Pereira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação Profissional - PPGEP - IFRN/CAMPUS NATAL - CENTRAL História, memória e historiografia da Educação Profissional. Pós-graduação em psicopedagogia Institucional e Clinica pela Faculdade Metropolitana (FAMEESP) de São Paulo (2022). Formação em Espanhol, na Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Técnica em Reabilitação de Dependências Química pela Universidade Potiguar (UNP). Experiência na área de Educação, na perspectiva inclusiva, no ensino regular da série fundamental II e médio.

Anny Heloisa Palhano de Oliveira Bezerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), vinculada à linha de história, historiografia e memória da Educação Profissional. Possui graduação (2019) em Serviço Social (UFRN), especialização (2021) em assistência social e saúde pública (Faveni) e atualmente é licencianda do curso de História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Pubblicato

2025-07-23

Come citare

Pessoa, R. L. S., Santos, R. M. B., Pereira, G. de S., & Bezerra, A. H. P. de O. (2025). Políticas para Pessoas com Deficiência na Educação Profissional: um estudo nos anais do colóquio “a produção do conhecimento em educação profissional” (2013-2023). Revista Educação Especial, 38(1), e51/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X90819

Fascicolo

Sezione

Revisão de literatura/Estudo teórico