Ensino de matemática para pessoas com deficiência visual: uma análise de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X39191Palavras-chave:
Educação Especial, ensino de Matemática, deficiência visual, análise do comportamento.Resumo
O objetivo do presente trabalhado foi caracterizar estudos empíricos sobre o ensino de repertórios matemáticos para diferentes populações, incluindo pessoas com deficiência visual, realizados na abordagem comportamental, em publicações de livre acesso da literatura científica nacional e internacional, entre os anos de 2001 e 2016. A abordagem comportamental estuda o comportamento humano e não-humano nas suas interações com o ambiente. O levantamento da literatura ocorreu em três etapas com os critérios de inclusão: 1) estudos na abordagem comportamental sobre o ensino de repertórios matemáticos para pessoas com deficiência visual, 2) estudos na abordagem comportamental sobre o ensino de repertórios matemáticos para qualquer população e 3) ensino de repertórios matemáticos para pessoas com deficiência visual, independentemente da orientação conceitual. Na primeira etapa, não houve publicações, e, na segunda e terceira etapas, 11 artigos foram examinados em cada uma, totalizando 22 artigos. Nos 11 artigos da segunda etapa, havia predomínio de publicações sobre a matemática para alunos com desenvolvimento típico, no modelo da equivalência de estímulos, com procedimentos predominantes de escolha de acordo com modelo. Nos 11 artigos da terceira etapa, os materiais concretos estavam entre as principais estratégias de alfabetização matemática de pessoas com deficiência visual. Destaca-se que o conteúdo matemático selecionado nas pesquisas compreendeu predominantemente a matemática básica, que faz parte do currículo regular do Ensino Fundamental I. Duas publicações trataram de conteúdo matemático para o Ensino Médio. Nas publicações, predominaram os conteúdos matemáticos relacionados aos conceitos de matemática básica, mas foram poucos estudos encontrados envolvendo contagem e medida.
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