Repertório de professores do atendimento educacional especializado sobre autismo e Análise do Comportamento
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X71273Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Transtorno do Espectro do Autismo, Análise do Comportamento AplicadaResumo
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é reconhecida como uma prática baseada em evidência para tratamento e intervenção de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e fornece meios de apoiar pedagogicamente o processo de inclusão na escola, pois é empiricamente demonstrada como eficaz para produzir mudança de comportamento. Nesse contexto, essa pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar o repertório dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Litoral Norte de São Paulo em TEA e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Foram utilizadas análises quantitativa e qualitativa, a partir de dados obtidos pela aplicação de um questionário. O questionário foi composto por perguntas abertas e fechadas sobre o processo formativo e o repertório em TEA e ABA. Os participantes foram 29 responsáveis por Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Os resultados indicam que menos de um quarto dos participantes possui uma definição adequada do que seja o TEA e nenhum possui conhecimento sobre ABA.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014
BAER, D. M.; WOLF, M. M.; RISLEY, T. R. Some current dimensions of applied behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis,v. 1, n. 1, p. 91-97, 1968. DOI: https://doi.org/10.1901/jaba.1968.1-91
BAGAIOLO, L.; GUILHARDI, C.; ROMANO, C. Análise aplicada do comportamento – ABA. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ARAÚJO, C. A. de. Transtornos do Espectro do autismo – TEA. São Paulo: Memnon. p. 278- 296, 2011.
BAÚ, Jorgiana; KUBO, Olga M. Educação Especial e a capacitação do professor para o ensino. Curitiba: Juruá, 2009
BELLINI, Scott; AKULLIAN, Jennifer Akullian, A Meta-Analysis of Video Modeling and Video Self-Modeling Interventions for Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorders. Exceptional Children, Volume: 73 issue: 3, page(s): 264-287, 2007, https://doi.org/10.1177/001440290707300301. DOI: https://doi.org/10.1177/001440290707300301
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 15 fev. 2013
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: MEC: CNE: CEB, 2009
COOPER, J. O.; HERON, T. E.; HEWARD, W. L. Applied Behavior Analysis (Second ed.). Pearson. 2014
DAVIES, Philip. Revisões Sistemáticas e a Campbell Collaboration. In: THOMAS, G., PRING, R. (Orgs) Educação baseada em Evidências: a utilização de achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007
EIKESETH, S. et. al. Intensive Behavioral Treatment at School for 4- to 7-Year-Old Children With Autism. BehaviorModification, Vol. 26 No. 1, January 2002 49-68 DOI: https://doi.org/10.1177/0145445502026001004
ESPANHA. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca-Espanha, 1994.
GIOIA, P. S. . A exclusão da Análise do Comportamento da escola: o que o livro didático de Psicologia tem a ver com isso?. In: Maria Martha Costa Hübner; Miriam Marinotti. (Org.). Análise do Comportamento para a Educação: contribuições recentes. Santo André: ESETecEditoresAssociados, 2004, p. 49-63.
GLENN, S. S.; ELLIS, J.; GREENSPOON, J. On the revolutionary nature of the operant as a unit of behavioral selection. American Psychologist, v.47, n. 11, p. 1329–1336, 1992 DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.47.11.1329
HARBOUR, Robin; MILLER, Juliet. A new system for grading recommendations in evidence based guidelines. BMJ: British Medical Journal, v. 323, n. 7308, p. 334, 2001. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.323.7308.334
INGHAM, P., & GREER, R. D. Changes in student and teacher responses in observed and generalized settings as a function of supervisor observations. Journal of Applied Behavior Analysis, 25, 153–164. 1992. DOI: https://doi.org/10.1901/jaba.1992.25-153
KARAGIANNIS, A., STAINBACK, S., & STAINBACK, W. Visãogeralhistórica da inclusão. In: STAINBACK, S. & STAINBACK, W. (Orgs.). Inclusão: um guia para educadores (pp. 35 - 47). Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 1999.
KISSEL, R. C., WHITMAN, T. L., & REID, D. H. An instructional staff training and self-management program for developing multiple self-care skills in severely/profoundly retarded individuals. Journalof Applied BehaviorAnalysis, 9, 417–431. 1983.
LACERDA, Lucelmo. Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução. Curitiba: CRV, 2018 DOI: https://doi.org/10.24824/978854441873.4
LAKATOS, E. Maria; MARCONI, M. de Andrade. Fundamentos de metodologia científica: Técnicas de pesquisa. 7 ed. – São Paulo: Atlas, 2010
LOVAAS, O. I. Behavioral Treatment and Normal Educational and Intellectual Functioning in Young Autistic Children. Journal of Consulting & Clinical Psychology, 55, 3-9, 1987. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-006X.55.1.3
MATSON JL, GOLDIN R. Comorbidity and autism: Trends, topics and future directions. Res AutismSpectDis. 2013; 7:1228-33. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2013.07.003
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 387–405, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002
NATIONAL AUTISM CENTER. Findings and conclusions: National standards project, phase 2. Randolph, MA: Author. 2015
NOELL, G. H., et. al. Increasing intervention implementation in general education following consultation: A comparison of two follow-up strategies. Journalof Applied BehaviorAnalysis, 33, 271–284. 2000. DOI: https://doi.org/10.1901/jaba.2000.33-271
OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio. Formação de Professores em Educação Especial: a busca de uma direção. In: MENDES, Eniceia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amelia; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Temas em Educação Especial: avanços recentes. São Carlos, EDUFSCar, pp. 239-244, 2009.
ONU. Organização Das Nações Unidas [ONU]. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2006. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 mar. 2016.
ORSATI, F.T. et al. Práticas para a sala de aula baseadas em evidências. São Paulo: Memnon, 2015
PAPIM, AngeloAntonioPuzipe, SANCHES, Kelly Gil. Autismo e Inclusão: levantamento das dificuldades encontradas pelo professor do atendimento educacional especializado em sua prática com crianças com autismo. 85 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Psicologia). Lins, SP: UNISALESIANO, 2013
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000
SHORE, B. A., et. al. Pyramidal staff training in the extension of treatment for severe behavior disorders. Journal of Applied Behavior Analysis, 28, 323–332. 1995. DOI: https://doi.org/10.1901/jaba.1995.28-323
SKINNER, B. F. Ciência e comportamentohumano. São Paulo: Martins Fontes. 2003
SKINNER, B. F. Seleção por consequências. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 9(1), 2007, 129-137. Recuperado em 30 de agosto de 2018, de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452007000100010&lng=pt&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i1.150
SUNDBERG, M. L. The verbal behavior milestones assessment and placement program: The VB-MAPP. Concord, CA: AVB Press. 2008
TODD, J. T.; MORRIS, E. K. Misconception and miseducation: presentations of radical behaviorism in psychology textbooks. The Behavior-Analyst, v. 6, n. 2,p.153-160. 1983 DOI: https://doi.org/10.1007/BF03392394
WHALON, K.J., et al. School-Based Peer-Related Social Competence Interventions for Children with Autism Spectrum Disorder: A Meta-Analysis and Descriptive Review of Single Case Research Design Studies. J AutismDevDisord (2015) 45: 1513. https://doi.org/10.1007/s10803-015-2373-1. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-015-2373-1
WILLIAMS, L.C.A.; AIELLO, A.L.R. O Inventário Portage operacionalizado: intervenção com famílias. São Paulo: Memnon. 2001.
WING, L. Diagnosis, clinical description and prognosis. In: Early Childhood Autism (ed. L.Wing),15-48. Pergamon: Oxford, 1976.
WONG, C., et al. Evidence-Based Practices for Children, Youth, and Young Adults with Autism Spectrum Disorder: A Comprehensive Review. J Autism Dev Disord (2015) 45: 1951. https://doi.org/10.1007/s10803-014-2351-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-014-2351-z
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).