Panorama bibliométrico das abordagens metodológicas no ensino de Ciências para alunos com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X92137

Palavras-chave:

Deficiência visual, Tecnologias assistivas, Inclusão escolar

Resumo

A deficiência visual, a qual engloba três condições principais – cegueira, baixa visão e visão monocular –, apresenta desafios no contexto educacional, em especial no ensino de Ciências, que depende com frequência de materiais visuais. Dessa forma, este estudo objetiva analisar as implicações da pessoa com deficiência visual no ensino de Ciências. Para tanto, adota como metodologia uma revisão bibliométrica das abordagens metodológicas utilizadas entre 2015 e 2019. A revisão da literatura destaca o papel das tecnologias assistivas, como softwares de leitura de tela, e materiais táteis para promover a inclusão desses alunos. A análise bibliométrica, baseada em publicações na revista Benjamin Constant e na base de dados Scopus, identificou uma tendência crescente na utilização dessas tecnologias e na adaptação de materiais didáticos. Os resultados apontam para a necessidade de formação continuada dos professores e o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a criação e a distribuição de materiais adaptados. A colaboração entre professores regentes e especialistas em deficiência visual é, pois, essencial para a implementação de práticas inclusivas. Sendo assim, este estudo reforça a prática de uma educação inclusiva, bem como a necessidade de investimentos em recursos didáticos adaptados e a capacitação de educadores.

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Biografia do Autor

Thalyta Nogueira de Araujo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem (Conceito CAPES 5) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; em Educação Infantil e Alfabetização e em Educação Especial e Psicomotricidade. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e em Licenciatura em Biologia pela UENF. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) desenvolvendo projetos na área de Educação com foco em Ensino-Aprendizagem. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Educação Inclusiva, Educação Especial, Ensino de Ciências, Comunicação e Novas Tecnologias da Informação.

Bianka Pires Andre, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB), Master em Comunicação e Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona (UAB) , Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou em Barcelona como pesquisadora vinculada ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). Atualmente Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) no Laboratório de Estudo da Educação e Linguagem (LEEL/CCH), atuando como professora e coordenadora da disciplina de Didática no Curso de Pedagogia, professora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), responsável pela disciplina de Questões Didáticas no Ensino Superior e Afetividade, Linguagem e Cultura: o novo cotidiano escolar, e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos da Educação, Tecnologia da Comunicação e Informação (GETIC/CNPQ), do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM/UFRJ) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Migração e Infância (EMIGRA/UAB). Experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação inclusiva, integração escolar, minoria étnica, racismo e imigração brasileira.

Maria Eugênia Ferreira Totti, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais (UENF). Membro permanente dos programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Cognição e Linguagem (UENF). Linha de Pesquisa: Gestão compartilhada de recursos hídricos - aspectos institucionais, sociais e territoriais. Jovem Cientista do Nosso Estado - RJ (FAPERJ 2016 - 2019). Cientista do Nosso Estado - RJ (FAPERJ 2019 - 2023). Pesquisadora do PEA Pescarte.

Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) com ênfase em Jogos na Educação. Pós-graduada em Educação Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Pós-Graduada em Docência no Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Pedagoga pela Rede Claretiano de Ensino e Bióloga pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora de nível superior de Educação Especial da Rede Municipal de Rio das Ostras e Professora de Disciplinas Pedagógicas no Ensino Médio na Modalidade Normal - Formação de Professores na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Araujo, T. N. de, Andre, B. P., Totti, M. E. F., & Alvarenga, M. M. S. C. de. (2025). Panorama bibliométrico das abordagens metodológicas no ensino de Ciências para alunos com deficiência visual. Revista Educação Especial, 38(1), e79/01–22. https://doi.org/10.5902/1984686X92137

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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