Panorama bibliométrico das abordagens metodológicas no ensino de Ciências para alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X92137Palavras-chave:
Deficiência visual, Tecnologias assistivas, Inclusão escolarResumo
A deficiência visual, a qual engloba três condições principais – cegueira, baixa visão e visão monocular –, apresenta desafios no contexto educacional, em especial no ensino de Ciências, que depende com frequência de materiais visuais. Dessa forma, este estudo objetiva analisar as implicações da pessoa com deficiência visual no ensino de Ciências. Para tanto, adota como metodologia uma revisão bibliométrica das abordagens metodológicas utilizadas entre 2015 e 2019. A revisão da literatura destaca o papel das tecnologias assistivas, como softwares de leitura de tela, e materiais táteis para promover a inclusão desses alunos. A análise bibliométrica, baseada em publicações na revista Benjamin Constant e na base de dados Scopus, identificou uma tendência crescente na utilização dessas tecnologias e na adaptação de materiais didáticos. Os resultados apontam para a necessidade de formação continuada dos professores e o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a criação e a distribuição de materiais adaptados. A colaboração entre professores regentes e especialistas em deficiência visual é, pois, essencial para a implementação de práticas inclusivas. Sendo assim, este estudo reforça a prática de uma educação inclusiva, bem como a necessidade de investimentos em recursos didáticos adaptados e a capacitação de educadores.
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