A filantropia das patronesses na assistência social de uma escola especializada na cidade de Pelotas, RS (1950-1969)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87276

Palavras-chave:

História da Educação, Educação de surdos, Mito fundador

Resumo

Considerando que na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a preocupação com a educação especializada para deficientes encontrou suas raízes nas práticas assistenciais da filantropia desenvolvidas por patronesses, apresentamos uma análise das participações e contribuições no auxílio social prestado a Escola Professor Alfredo Dub no período entre 1950 e 1969. A partir de uma abordagem histórica e cultural, possibilitada pela análise de notícias divulgadas nos impressos locais à época, concluímos se tratar da existência de uma rede de sociabilidade que, com a ajuda de patrocínios, publicidades e eventos de caridade, sustentava o trabalho especializado realizado pela fundadora da instituição, Maria de Lourdes Magalhães, com a contribuição da benemerente Carmen Gastal Osório. Por conseguinte, consideramos nas categorias filantropia e mito fundador elementos-chave para a leitura e interpretação histórica das instituições especializadas, uma vez que a noção de mito fundador confere uma narrativa que ajuda a estabelecer uma ligação emocional entre a comunidade surda e a instituição, criando um senso de pertencimento e união.

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Biografia do Autor

Fernando Ripe, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004) e História pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar (2020). Professor na Faculdade de Educação (FaE) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faz parte do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (Ceihe/UFPel) e do Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero/UFMG). Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, História da Infância, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares. Foi coordenador do GT de História da Educação (ANPUH-RS) e atual Presidente da Associação Sul-rio-grandense de pesquisadores em história da educação (ASPHE).

Rafael Santos da Rosa, Universidade Federal de Pelotas

Aluno do curso de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista CAPES. Graduado em Artes Visuais - Modalidade Licenciatura (UFPel). Atuo como Web Designer Profissional. Ilustrador e Quadrinista

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

Ripe, F., & Rosa, R. S. da. (2025). A filantropia das patronesses na assistência social de uma escola especializada na cidade de Pelotas, RS (1950-1969). Revista Educação Especial, 38(1), e23/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X87276