Recurso tecnológico multissensorial para construção de gráficos por alunos cegos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84012

Palavras-chave:

Deficiência visual, Construção de gráficos, Recursos multissensoriais

Resumo

No ensino de Ciências, por uma escolha social, é comum o uso de gráficos através de representações visuais. O ensino de gráficos para pessoas cegas, é geralmente realizado com modelos de gráficos prontos texturizados, que são previamente elaborados pelo professor, permitindo ao aluno apenas a interpretação dos dados ali expressos. Contudo, a autonomia do aluno no processo de construção de gráficos ainda é pouco incentivada, por causa da escassez de ferramentas acessíveis ou pelo seu alto custo. Considerando esta necessidade, foi desenvolvido um protótipo multissensorial para construção de gráficos por alunos com deficiência visual, que além do sentido do tato, também explora a audição. Neste trabalho são apresentadas as etapas de idealização e elaboração desse recurso, e os testes realizados com um revisor cego, com o objetivo de identificar suas impressões quanto às possíveis contribuições na construção autônoma de gráficos por pessoas cegas. A metodologia utilizada para a concepção desta pesquisa foi a qualitativa, tendo como principal fonte as discussões sobre o conceito da multissensorialidade no ensino de pessoas com deficiência visual. Para analisar os dados obtidos foram utilizadas as ferramentas de análise de conteúdo. As análises iniciais demonstraram que o aprimoramento dessa ferramenta com o acréscimo do som pode ter ampliado e aperfeiçoado a habilidade da pessoa com deficiência visual em utilizar, compreender e construir gráficos, de forma independente. Espera-se que o produto educacional aqui desenvolvido possa ser mais uma ferramenta efetiva no processo de ensino de pessoas com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Vagner Santos da Cruz, Instituto Benjamin Constant

Doutor em Ciências em Engenharia Elétrica pela Coppe-Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica pela Coppe-Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), onde atuou na implementação e atualmente na equipe de coordenação do Curso de Mestrado em Ensino na Temática da Deficiência Visual. Tem experiência no ensino de alunos com deficiência visual, com enfoque na produção de material especializado para esse público alvo, em especial na inserção de tecnologias em produtos educacionais especializados.

Patrícia Ignácia da Rosa, Instituto Benjamin Constant

Graduação em Ciências/Biologia - Bacharelado/Licenciatura pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1991), mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico de Ciências, do Instituto Benjamin Constant. Chefe da Divisão de Pesquisa e Produção de Material Especializado - DPME - (2010-2015). Diretora adjunta e Supervisora da Divisão de Educação - DED/IBC - (2015 - 2017). Professora do Atendimento Educacional Especializado -AEE, requisitada pelo Instituto Helena Antipoff, órgão da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (1990-2019). Atua também na área de Ensino de Ciências/Biologia, com ênfase na produção de material especializado para pessoas com deficiência visual.

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Cruz, V. S. da, & Rosa, P. I. da. (2024). Recurso tecnológico multissensorial para construção de gráficos por alunos cegos. Revista Educação Especial, 37(1), e6/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X84012