Experiences of students diagnosed with autism at a Brazilian university

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X88589

Palavras-chave:

Autismo, Universidade, Ensino Superior

Resumo

Nos últimos anos, houve um aumento tímido de matrículas de estudantes autistas no ensino superior, cuja estrutura é desafiadora para essas pessoas que possuem maneiras diversas de lidar com mudanças, de comunicar e de interagir. Este estudo investigou os desafios enfrentados por 19 estudantes autistas em uma universidade brasileira objetivando conhecer os ajustes razoáveis que contribuam para o seu sucesso no ensino superior. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados assumiu os pressupostos teórico-metodológicos de Norbert Elias como referência. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes foram diagnosticados na fase adulta, o que gera sentimentos conflitantes de aceitação e de identificação com a condição de ser estudante com autismo. O conhecimento da condição de autista traz implicações nos seus modos de participar na vida universitária, impelindo a busca por suportes que melhorem as relações com docentes e colegas de classe. Vivenciam o sentimento de alívio e de auto aceitação de sua condição, ao mesmo tempo em que ressentem receio de ser estigmatizado como pessoa incapaz. Por conta dos estigmas, estereótipos e preconceitos sobre o autismo, esses estudantes se mostraram relutantes em revelar o seu diagnóstico, embora esse fosse o pré-requisito para acessar os apoios e suportes necessários na estrutura e modo de organização do ensino superior. Os estudantes anseiam por mais debates e informações sobre o autismo, principalmente na voz de pessoas autistas. Os estudantes fizeram algumas sugestões e críticas em relação aos apoios recebidos. Evidenciamos, finalmente, a necessidade de pesquisas focadas nas mulheres com autismo.

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Biografia do Autor

Adriana da Costa Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Ifes Campus Viana. Graduada em Ciência da Computação (FAESA, 2006), Matemática (UFES, 2010) e Pedagogia (UFES, 2018) , mestrado em Informática (UFES, 2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFES). Atuou como coordenadora do Curso Técnico em Logística do Ifes Campus Viana de 09/12/2016 até 19/12/2018. É Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Campus Viana. Participa dos grupos de Pesquisa: Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais (UFES) e Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP). Tem interesse pelos seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Gestão Escola, Informática na Educação, Educação Matemática e Educação Profissional.

Reginaldo Célio Sobrinho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado do Departamento de "Educação politica e Sociedade". Bolsista Produtividade CNPQ 2020-2023. Diretor do Centro de Educação- Universidade Federal do Espirito Santo. (2020-2024). Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFES, linha de pesquisa "Educação Especial e processos inclusivos".Líder do grupo de pesquisa "Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais" (CNPQ). Membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP). Graduado em Pedagogia com habilitação em Educação Especial (UFES, 1998), mestre em Educação (2004) e doutor em Educação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES).Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Grande Dourados/MS (UFGD). Foi professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 1990 à 2010. Atuou como professor de Ensino Superior em Instituições Particulares de 2004 à 2010/01. Foi coordenador Geral do XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSOS CIVILIZADORES (SIPCs) Diálogos Interdisciplinares: Política, Contextos e Processos Sociais" (CAPES). Atuou na função de coordenador do colegiado de Pedagogia do Centro de Educação/UFES de 30/10/2011 até 30/10/2013. Coordenou o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Espírito Santo (NAUFES) até maio de 2014. Desenvolve pesquisas e estudos no campo da sociologia da educação e politicas educacionais, tendo como temas de interesse: implicações da politica orçamentária na garantia do direito à educação de crianças, adolescentes, jovens ou adultos com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.;relação família e escola; politicas de acesso e permanência de estudantes com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento no ensino comum em realidades nacionais e internacionais.

Ken Fero, Coventry University

Professor no Research Centre for Global Learning da Coventry University.
Palestrante de mídia baseado na prática com foco em produção e reputação internacional como documentarista, bem como 20 anos de experiência em documentários transmitidos pela televisão. Ken tem um forte perfil de trabalho prático com documentários aclamados internacionalmente em seu crédito, incluindo o filme inovador 'Injustice'. Membro fundador da Migrant Media, um coletivo de mídia independente que realizou programas de treinamento apoiados pelo London Arts Board, UNESCO, Hackney Education Authority, Comissão das Comunidades Europeias, British Film Institute, Trust for London, London Film and Video Development Agency e o Arts Council. Fero é um expoente do ensino baseado em laboratório tântrico em nível de pós-graduação e também supervisiona alunos de doutorado em várias universidades. Suas especialidades incluem arte e mídia para mudança social e uso de filme para influenciar políticas em níveis nacional e internacional. Sobre suas qualificações: PhD na Sheffield Hallam University (2018), PG Diploma em Televisão no Goldsmiths College, London University (1988) e BA (Hons) Fine Art - Primeira Classe, Camberwell School of Art (1984)

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Barbosa, A. da C., Sobrinho, R. C., & Fero, K. (2024). Experiences of students diagnosed with autism at a Brazilian university. Revista Educação Especial, 37(1), e45/1–29. https://doi.org/10.5902/1984686X88589

Edição

Seção

Dossiê: Contextos de transversalidade da Educação Especial no ensino superior com foco na inclusão escolar

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