Política de Educação Especial: comparando Espírito Santo (Brasil) e Connecticut (Estados Unidos)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67743

Palavras-chave:

Educação Comparada Internacional, Políticas Públicas Educacionais, Educação Especial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a materialização das políticas de Educação Especial, no tocante ao acesso de estudantes público-alvo, no estado do Espírito Santo (Brasil) e em Connecticut (Estados Unidos). A análise teve como marco temporal o ano letivo de 2018 no Brasil e 2018-2019 nos Estados Unidos. A perspectiva teórico-metodológica adotada é de estudo comparado internacional. O caminho metodológico inicia na comparação das políticas de Educação Especial dos dois países; em seguida, traz a apresentação dos dados de matrícula do público-alvo da Educação Especial; e por fim há uma discussão acerca dos dados, delineando similaridades e diferenças das realidades estudadas. Por meio deste estudo, concluiu-se que a concepção de estudante público-alvo da Educação Especial e suas tipologias se diferem nos dois países e isso reflete no quantitativo de matrículas na educação básica da modalidade. Outra diferença apontada está relacionada com a etnia/raça predominante na Educação Especial sendo a branca e hispânica nos Estados Unidos e a preta e parda no Brasil. Apesar de ser responsabilidade do Estado a oferta da Educação Especial nos dois países, a constituição do espaço escolar se difere na forma de atendimento e serviços direcionados a esse público.

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Biografia do Autor

Flávio Lopes dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Universidade Federal do Espírito Santo.

Adriana da Costa Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Júnio Hora Conceição, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

Edson Pantaleão, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Santos, F. L. dos, Barbosa, A. da C., Conceição, J. H., & Pantaleão, E. (2024). Política de Educação Especial: comparando Espírito Santo (Brasil) e Connecticut (Estados Unidos). Revista Educação Especial, 37(1), e1/1–30. https://doi.org/10.5902/1984686X67743