Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91608

Palavras-chave:

Microcefalia, Inclusão, Ensino/Aprendizagem

Resumo

Há muito tempo se discute sobre a inclusão de crianças com deficiência ou múltiplas deficiências nas escolas brasileiras. Isso representa um desafio significativo para as práticas de ensino, onde diversos obstáculos são encontrados no cotidiano da sala de aula. Portanto, a pesquisa apresentada tem como objetivo analisar as trajetórias escolares e as concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na Rede Municipal de Educação Infantil da Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações existentes na área educacional sobre o tema destacam a problemática da recepção e permanência dessas crianças na rede pública de ensino e as dificuldades na gestão de sua trajetória educacional. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, baseado em depoimentos coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro mães e cinco docentes de crianças com microcefalia na educação infantil. O estudo destaca as experiências singulares e revela que tanto docentes quanto mães vivenciaram medo devido aos desafios pedagógicos, mas a inclusão dessas crianças em salas de aula proporcionou experiências pedagógicas de envolvimento, aceitação, apoio dos pares e desenvolvimento infantil. Portanto, as escolas devem acolher crianças com microcefalia, mas isso requer conhecimento aplicado, técnica, investimento e planejamento.

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Biografia do Autor

Janaína Karla Gomes Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e Mestre em Educação especial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Atua na Educação infantil - da Prefeitura Municipal de Parnamirim e Pedagoga do Governo do Estado do Rio Grande do Norte - SESAP - Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte - Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte onde, além de capacitar docentes e acompanhar cursos da área da saúde, está produzindo junto à equipe do audio visual um documentário sobre a Microcefalia.

Ana Teresa da Silva Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira pela UFRN-FACISA. Formação técnica integrada com o ensino médio em alimentos pelo IFRN-Campus Currais Novos. Pesquisadora do CNPq em projetos na área de educação especial. 

Géssica Fabiely Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em em Inovação em Tecnologias Educacionais da UFRN.

José Jailson de Almeida Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Enfermeiro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Enfermagem pela UFRN e doutor em Educação pela UFRN. Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Especialista em Informática na Saúde pela UFRN. Professor Associado da UFRN, Departamento de Saúde Coletiva. Docente do Mestrado Profissional em Gestão, trabalho, educação e saúde (MPGTES), Mestrado Acadêmica em Saúde Coletiva (PPGSacol) e coordenador do bacharelado em Saúde Coletiva da UFRN. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Ciência, Saúde e Sociedade. Áreas de interesse: Educação na Saúde, Ciências Humanas e Sociais na Saúde, Pesquisa Qualitativa.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Santos, J. K. G., Dantas, A. T. da S., Fonseca, G. F., & Júnior, J. J. de A. . (2025). Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal. Revista Educação Especial, 38(1), e80/01–17. https://doi.org/10.5902/1984686X91608