Rumo a uma Educação Superior mais inclusiva através do Desenho Universal para a Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93377

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Desenho Universal para a Aprendizagem, Formação Docente Universitária

Resumo

Face aos desafios atuais na inclusão da diversidade de estudantes na Educação Superior, a literatura científica tem evidenciado a necessidade de formação docente em abordagens inclusivas como o Desenho Universal para a Aprendizagem. Este enfoque contempla princípios e estratégias baseadas em evidências científicas, visando reduzir as barreiras à aprendizagem de todos os estudantes. Este estudo piloto, de natureza qualitativa, visa explorar estratégias e práticas docentes à luz da estrutura do Desenho Universal para a Aprendizagem, bem como a formação docente universitária, neste domínio, criada para o efeito. Dos oito formandos, seis aceitaram ser entrevistados. A análise de dados foi efetuada através de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para estratégias e práticas alinhadas com o Desenho Universal para a Aprendizagem, como também a necessidade de inovação pedagógica. Os efeitos da participação na formação foram considerados positivos e identificou-se aspetos para o design de uma formação docente em prol da Educação Superior mais inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Alexandra Maia Machado, Universidade de Aveiro

Investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro, Portugal. 

Doutoranda do Programa Doutoral em Educação, ramo Diversidade e Educação Especial, na Universidade de Aveiro.

Docente de Matemática e de Ciências Naturais do 2º ciclo do ensino básico.

 

Paula Santos, Universidade de Aveiro

Professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;
Pesquisadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF (https://www.ua.pt/cidtff/home);
Membro do Conselho Coordenador do CIDTFF (https://www.ua.pt/cidtff/home);
Membro do Conselho da Associação Nacional de Intervenção na Primeira Infância (http://anip.net/);
Membro do Conselho do CIDInE - Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional;
Membro da EURLYAID - Associação Europeia de Intervenção na Primeira Infância (http://www.eurlyaid.eu/).

Principais áreas científicas: Educação Especial/Inclusiva; Intervenção na Primeira Infância (ECI); Educação Infantil; Tecnologia Digital e Competências.

Anabel Moriña, Universidad de Sevilla

Phd in Inclusive Education

Referências

ALBA PASTOR, Carmen. Diseño Universal para el Aprendizaje: un modelo teórico-práctico para una educación inclusiva de calidad. Participación Educativa, v. 6, n. 9, p. 55-68, 2019. Disponível em: https://www.educacionfpydeportes.gob.es/dam/jcr:c8e7d35c-c3aa-483d-ba2e-68c22fad7e42/pe-n9-art04-carmen-alba.pdf

AŠKERC, Katarina; KOČAR, Sebastian. Teaching and the pedagogical training of University teaching staff – Practice and opinion sunder Slovenian higher education legislation. Education Inquiry, v. 6, n. 2, p. 25591, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.3402/edui.v6.25591

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BARRERA CIURANA, Mercé, MOLINER GARCÍA, Odet. What Faculty Already Do: Universal Design for Learning Strategies to Support Autistic Students at University. Teaching in Higher Education, pp. 1–18, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13562517.2025.2487792

BONATI. Michelle. Inclusive tertiary education through universal design for learnig and service-learning. In O’BRIEN, Patricia, BONATI, Michelle, GADOW, Frederike & SLEE, Roger (Eds.), People with Intellectual Disability Experiencing University Life. Theoretical Underpinnings, Evidence and Lived Experience (pp. 243-254). Brill Sense, 2019.

BOOTH, Tony, & AINSCOW, Mel. (2002). Index for inclusion developing learning and participation in schools. CSIE.

BRYMAN, Alan. Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press, 2012.

CAST. Universal Design for Learning Guidelines version 2.2. 2018. Disponível em: http://udlguidelines.cast.org

CAST. UDL Guidelines. Version 3.0. 2024. Disponível em: https://udlguidelines.cast.org/more/downloads/

DARLING-HAMMOND, Linda, HYLER, Maria, & GARDNER, Madelyn. Effective Teacher Professional Development. Learning Policy Institute, 2017.

DELL’ANNA, Silvia, BEVILACQUA,Alessia, MARSILI, Francesco, MORGANTI, Annalisa, FIORUCCI, Andrea. UDL-Based Interventions for Faculty Development in Higher Education: A Systematic Review. Journal of Inclusive Methodolog-yandTechnology in Learning and Teaching, 4 (2sup). 2024.https://inclusiveteaching.it/index.php/inclusiveteaching/article/view/211.

ENGLUND, Claire. Exploring interdisciplinar yacademic development: the Change Laboratory as anapproach to team-based practice. Higher Education Research & Development, v. 37, n. 4, p. 698 714, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07294360.2018.1441809

FOVET, Frederic. Developing na Ecological Approach to Strategic UDL Implementa-tion in Higher Education. Journal of EducationandTeaching, v. 10, n. 4, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5539/jel.v10n4p27

GALVIN, Tracy; GERON, Marco. Building a community of practice across an institution: how to embed UDL through the Plus One Approach between na academic and academic developer. In: Handbook of Research on Applying Universal Design for Learning Across Disciplines: Concepts, Case Studies, and Practical Implementation, IGI Global, 2021, p. 323 344. DOI:10.4018/978-1-7998-7106-4.ch017

GIDDEN, Emily, & JONES, Donna. Examiningtheimpact of Universal Design for Learning (UDL) onminimizingacademicaccommodations in post-secondary: A literaturereview. PRISM Home, 2021. Disponível em:https://prism.ucalgary.ca/server/api/core/bitstreams/8b3a3348-ffe3-4392-839d-0dd0a170199f/content

HAKEL, Katja, MAGIN, Melanie.Theimpact of professionaldevelopment training onfaculty’sintegration of universal design for learning in dailyteachingpractices, InternationalJournal of Inclusive Education, 2024. DOI:10.1080/13603116.2024.2430527

HOUGHTON, Joe. New to universal design for learning? Start here! New Directions for Teaching and Learning, p. 11 22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1002/tl.20525

HROMALIK, Christopher, HROMALIK, William, MYHILL, Celestia, OHRAZDA, Nancy, ZUMBUH, Stephanie. Increasing Universal Design for Learning Knowledge and Applicationat a Community College: The Universal Design for Learning Acade-my. International Journal of Inclusive Education, 28(3), 1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603116.2021.1931719

LAMBERT, Rachel; MCNIFF, Avery; SCHUCK, Rachel; IMM, Kara; ZIMMERMAN, Sara. “UDL is a way of thinking”: theorizing UDL teacher knowledge, beliefs, and practices. Frontiers in Education, v. 8, art. 1145293, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2023.11452933

KIM, HyunjinJinna; KONG, Yiren; TIROTTA ESPOSITO, Rose. Promoting Diversity, Equity, and Inclusion: na Examination of Diversity Infused Faculty Professional Development Programs. Journal of Higher Education Theory and Practice, v. 23, n. 11, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.33423/jhetp.v23i11.6224

LOPES, Raphaella; SILVA, Simone Souza da Costa. Percepção de professores de Ensino Superior sobre as repercussões de uma formação sobre inclusão em suas práticas docentes. Revista Educação Especial, v. 38, 2025. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X88285

MAIA, Marisa; SANTOS, Paula. Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino superior: mapeamento de iniciativas de consciencialização. EduSer, v. 16, n. 1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.34620/eduser.v16i1.270

MARQUES, Joana; ROSADO PINTO, Patrícia. Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior – A Experiência na Universidade Nova de Lisboa. Revista Portuguesa de Pedagogia, n. 7, p. 129 149, 2012.DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_7

MENDOZA, Melissa.Higher education institutions as spaces of learning: why standards for faculty training should be considered. Research in Post-Compulsory Education, pp. 1–19, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13596748.2025.2502257

MERRIAM, Sharan. Qualitative Research: a guide to design and implementa-tion. 2ª ed. San Francisco: Jossey Bass, 2009.

MEYER, Anne; ROSE, David.; GORDON, David. Universal Design for Learning: Theory and Practice. Wakefield, MA: CAST Professional Publishing, 2014.

MOREIRA, Maria Alfredo.; ARCAS, Begoña Rumbo; SÁNCHEZ, Tania Gómez; GARCÍA, Rosarío Bermejo; MELERO, María José Ruiz. Teachers’ pedagogical competences in higher education: A systematic literature review. Journal of University Teaching & Learning Practice, v. 20, n. 1, p. 90 123, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53761/1.20.01.07

MORETTINI, Brianne; ACCARDO, Amy; PRENTICE, Kristen; ALHARBI, Hind. The professor of the future: Perspectives of University faculty implementing Universal Design for Learning. To Improve the Academy: A Journal of Educational Development, v. 44, n. 1, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.3998/tia.5596

MORIÑA, Anabel. Thekeys to learning for university students with disabilities: Motivation, emotion and faculty student relationships. PLoS ONE, v. 14, n. 5, e0215249, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0215249

MORIÑA, Anabel.; PERERA, Victor; CARBALLO, Rafael. Training Needs of Academics on Inclusive Education and Disability, SAGE Open, p. 1 10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2158244020962758

MORIÑA, Anabel.; CARBALLO, Rafael.; DOMÉNECH, Ana. Transforming higher education: a systematic review of faculty training in UDL and its benefits. Teaching In Higher Education, p. 1 18, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13562517.2025.2465994

RAO, Kavita & MEO, Grace. Using universal design for learning to design standards- based lessons. SAGE Open, 6(4), 2016. DOI: 10.1177/2158244016680688

ROSE, David; HARBOUR, Wendy; JOHNSTON, Catherine Sam; DALEY, Samantha; ABARBANELL, Linda. Universal design for learning in post secondary education: Reflections on principles and their applications. Journal of Postsecondary Educa-tionand Disability, v. 19, n. 2, p. 135 151, 2006. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ844630.pdf

RUSCONI, Laura; SQUILLACI, Myriam. Effects of a Universal Design for Learning (UDL) Training Course onthe Development Teachers’Competences: A Systematic Review. Educ. Sci. 13, 466, 2023,. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci13050466

SABORÍO-TAYLOR, Silva, & ROJAS-RAMÍREZ, Fabián. (2024). Universal design for learning and artificial intelligence in the digital era: Fostering inclusion and autonomous learning. International Journal of Professional Development, Learners and Learning, 62, ep2408. Disponível em: https://doi.org/10.30935/ijpdll/14694

SANZ, Noemy Martín; URÍAS, María Dolores Vivas; SALGADO, Leire Nuere; BENITEZ, Noelia Valle, & MARTINEZ, María Consuelo Valbuena. Educate to transform: An innovative experience for faculty training. Education and Information Technologies, 28, 1613–1635, 2023. DOI: 10.1007/s10639-022-11160-y

TOBIN, Thomas; BEHLING, Kirsten. Reach Everyone, Teach Everyone: Universal Design for Learning in Higher Education. Morgantown, WV: West Virginia University Press, 2018.

WONG, Zi Yang, LIEM, Gregory Arief, CHAN, Melvin, & DATU, Jesus Alfonso. Student engagement and its association with academic achievement and subjective well‑being: A systematic review and meta‑analysis. Journal of Educational Psychology, 116(1), 48–75, 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Machado, M. A. M., Santos, P., & Moriña, A. (2025). Rumo a uma Educação Superior mais inclusiva através do Desenho Universal para a Aprendizagem. Revista Educação Especial, 38(1), e85/01–24. https://doi.org/10.5902/1984686X93377

Edição

Seção

Dossiê – Desenho universal para aprendizagem (DUA): da teoria à prática em múltiplos contextos