Integração do Desenho Universal para Aprendizagem em situações de aprendizagem de matemática na formação inicial de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93582

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, Situações de Aprendizagem, Educação Matemática

Resumo

A consideração do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) desde o início do planejamento instrucional elimina ou minimiza as barreiras no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo analisa as diferentes formas de engajamento, representação e ação e expressão consideradas no planejamento de situações de aprendizagem para o ensino de Matemática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se na análise documental das propostas elaboradas por estudantes de uma turma do terceiro ano do curso de Licenciatura em Educação Primária da Universidade de Granada. Os resultados indicam que, embora o conceito formal de DUA seja relativamente novo para os estudantes, a compreensão informal do termo é assimilada e aceita de forma natural. No entanto, embora seus princípios estejam integrados à metodologia geral de planejamento, sua implementação nas tarefas matemáticas ao longo das sessões de aula revela-se desigual. Conclui-se que a incorporação dos princípios do DUA na Educação Matemática favorece novas oportunidades para superar as limitações tradicionalmente associadas à aprendizagem dessa disciplina.

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Biografia do Autor

Elena Molina Portillo, Universidad de Granada

 Professora Contratada Doutora (Didáctica da Matemática)

José Miguel Contreras García, Universidad de Granada

José Miguel Contreras García é professor titular do Departamento de Didática da Matemática da Universidade de Granada e membro do grupo de pesquisa Dados, Educação e Sociedade (SEJ-622). Sua trajetória acadêmica e científica é caracterizada por uma sólida formação em matemática, estatística e ensino, bem como por um destacado trabalho de pesquisa na área de educação estatística e alfabetização em dados.
Sua formação inicial inclui bacharelado em Ciências Matemáticas (com especialização em Estatística e Pesquisa Operacional, 2006) e em Ciências e Técnicas Estatísticas (2007). Posteriormente, ampliou seus estudos com um Diploma de Estudos Avançados em Estatística e Pesquisa Operacional (2009) e diversos mestrados especializados, incluindo um Mestrado em Didática da Matemática (2009), um Mestrado em Estatística Aplicada (2010) e um Mestrado em Ciência de Dados e Engenharia da Computação com especialização em Ciência de Dados e Tecnologias Inteligentes (2021). Seu perfil de pesquisa consolidou-se com a conclusão de dois doutorados: o primeiro em Didática da Matemática (2011) e o segundo em Matemática e Estatística (2014). Nos últimos anos, complementou sua formação com estudos em ciências do esporte aplicadas e análise esportiva, ministrados por instituições como a SportCoach Academy e o Barça Innovation Hub, demonstrando a transversalidade de seu trabalho entre o ensino da matemática e a análise de dados em contextos da vida real.
Na área de ensino, Contreras leciona em cursos de diversos níveis universitários. No Bacharelado em Educação Básica e na Dupla Titulação em Educação Básica e Estudos Ingleses, leciona a disciplina "Fundamentos Matemáticos no Ensino Fundamental", contribuindo para a formação matemática de futuros professores. Participa também da formação prática de alunos por meio do Estágio II. No Mestrado em Didática da Matemática, leciona disciplinas relacionadas ao ensino de estatística, enquanto no Mestrado para Professores do Ensino Médio (MAES), é responsável por módulos especializados em educação estatística e no ensino de probabilidade e inferência.
Sua pesquisa concentra-se em alfabetização estatística e probabilística, particularmente na análise de dificuldades de aprendizagem, na formação de futuros professores e na transnumeração como evidência de compreensão estatística. Entre suas contribuições mais relevantes estão artigos recentes como:
Objetos matemáticos vinculados à variável aleatória e suas aplicações na formação de professores (2023).
Desenvolvimento de um guia de situações-problema sobre variáveis ​​aleatórias para futuros professores (2023).
Análise da transnumeração como evidência de alfabetização estatística em futuros professores (2023).
Nível de leitura gráfica de futuros professores e sua relação com a alfabetização estatística (2021).
Ele também publicou manuais e monografias voltados tanto para a pesquisa quanto para o ensino, incluindo títulos como Introdução à Programação Estatística com R para Professores (2010) e Avaliação de Conhecimentos e Recursos Didáticos na Formação de Professores em Probabilidade Condicional (2011).
Contreras García também orientou extensivamente teses de doutorado focadas em alfabetização estatística e cultura gráfica de futuros professores. Seus alunos de doutorado recentes incluem Valeria Bizet (2024), Francisco Martínez Ortiz (2023) e Felipe Ruz (2021), que trabalharam em tópicos como compreensão de distribuições, transnumeração e leitura crítica de informação estatística.
Em termos de alcance científico, seu trabalho tem sido amplamente reconhecido e citado na comunidade internacional de educação matemática. Seu perfil no Google Acadêmico reflete mais de 6.800 citações, consolidando sua posição como referência na área de educação estatística. Além disso, está registrado no ORCID (0000-0001-6821-0563) e em plataformas acadêmicas como o ResearchGate, onde divulga ativamente suas pesquisas.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Molina Portillo, E. M., & García, J. M. C. (2025). Integração do Desenho Universal para Aprendizagem em situações de aprendizagem de matemática na formação inicial de professores da educação básica . Revista Educação Especial, 38(1), e95/01–19. https://doi.org/10.5902/1984686X93582

Edição

Seção

Dossiê – Desenho universal para aprendizagem (DUA): da teoria à prática em múltiplos contextos