Planejamento Docente no Contexto do Desenho Universal para Aprendizagem: Fundamentos e Estratégias
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X93528Palavras-chave:
Acesso à educação, Inclusão educacional, Design instrucionalResumo
Este artigo aborda o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como uma abordagem baseada em evidências científicas que busca promover a inclusão educacional por meio do planejamento de currículos flexíveis, respondendo à diversidade dos estudantes. A partir da análise da evolução do DUA até sua versão 3.0 (2024), destacam-se seus três princípios: engajamento, representação e ação e expressão, reformulados para enfrentar barreiras estruturais e vieses nas práticas pedagógicas. O texto propõe uma sistematização do planejamento docente segundo o DUA, que inclui a identificação de barreiras, definição de metas claras, seleção de meios e recursos flexíveis e estratégias de avaliação. Para isto, apresenta o movimento desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens (GEPETeL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil, como a discussão de como um planejamento pode ser redesenhado considerando o DUA. Essa organização oferece um apoio prático aos docentes, favorecendo experiências de aprendizagem acessíveis, participativas e equitativas. Conclui-se que o planejamento orientado pelo DUA representa um compromisso ético e político com a justiça educacional, promovendo práticas que reconhecem e valorizam a singularidade de cada estudante.
Downloads
Referências
BZUNEK, Diovana. Práticas docente com abordagem em geometria para fomentar a empatia: a educação matemática inclusiva planejada por meio do desenho universal para aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/93715. Acesso em: 26 ago. 2025.
CASSANO, A. R. A construção de jogos na perspectiva do desenho universal para aprendizagem: caminhos possíveis para experiências de aprendizagem na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022. 194 f. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/80579. Acesso em: 26 ago. 2025.
GÓES, Anderson Roges Teixeira; COELHO, José Ricardo Dolenga Coelho; COSTA, Priscila Kabbaz Alves da Costa; GÓES, Heliza Colaço. Desenho Universal para aprendizagem – versão 3.0. In: GÓES, Anderson Roges Teixeira; COSTA, Priscila Kabbaz Alves da. (Orgs.). Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: fundamentos, práticas e propostas para Educação Inclusiva – vol. 3. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 25-48.
GÓES, Anderson Roges Teixeira; COSTA, Priscila Kabbaz Alves; GÓES, Heliza Colaço. A proposal for initialandcontinuingeducationbasedonthe Universal Design for Learning approach: anexperience in Brazilianhighereducation. The Educational Review, USA, 2025. Disponível em: http://www.hillpublisher.com/journals/er. Acesso em: 13 mar. 2025.
GÓES, Heliza Colaço. Aproximações entre pensamento complexo e processos didáticos: tessitura pelas vozes de professores que ensinam matemática. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021. 253 f.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução de LISBOA, E. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. Título original: Introduction à lapensée complexe.
RAKSA, Paula Regina. O Desenho Universal para Aprendizagem na educação matemática inclusiva à luz do pensamento complexo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024. 189 f. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/93761. Acesso em: 26 ago. 2025.
RAPHALSKI, Daiane Figura; GOLOMBIESKI, Débora; NOGUEIRA, Clelia Maria Ignatius; GÓES, Anderson Roges Teixeira. Proposta didática para o ensino de medidas de comprimento na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem. In: Encontro Nacional De Educação Matemática – ENEM, 2025, Manaus. Anais... Manaus: SBEM, 2025. p. 1-20.
SEBASTIAN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para Aprendizagem. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 26, n. 4, p. 733-768, out.-dez., 2020.
SEBASTIAN-HEREDERO, Eladio; GÓES, Anderson Roges Teixeira; GÓES, Heliza Colaço. Desenho Universal para Aprendizagem: da evolução do DUA ao docente. In: MARTINS, Bárbara Amaral et al. (Orgs.). Práticas de ensino na educação inclusiva: múltiplos enfoques e contextos. Campos dos Goytacazes (RJ): Encontrografia Editora, 2024. pp. 16-28.
SEBASTIAN-HEREDERO, Eladio; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina. Desenho Universal para Aprendizagem (DUA): Uma abordagem curricular inclusiva. São Carlos: Ed. Castro, 2022.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática Transdisciplinar. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE, Anais... 2014, Ceará. Livro 03. p. 01-13.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


