Desafios enfrentados por Tradutores e Intérpretes de LIBRAS nas aulas de Matemática

Autores

  • Vanessa de Paula Correa Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Anderson Roges Teixeira Góes Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Heliza Colaço Góes Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26527

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Estudantes surdos, Tradutor e Intérprete de LIBRAS, Matemática.

Resumo

A educação inclusiva possui como princípio que a escola é direito de todos e que os indivíduos participantes do processo de aprendizagem devem se desenvolver e aprender no mesmo espaço, tendo atendidas suas necessidades especiais. Quanto ao trabalho com estudantes surdos é necessário que a comunidade escolar promova o conhecimento e integração entre os pares de surdos e ouvintes. Ainda, para atender as especificidades do estudante surdo é necessária participação de mais um sujeito, além do professor e do estudante, o profissional Tradutor e Intérpretes de LIBRAS (TIL). Com isso, o presente texto busca identificar as principais dificuldades encontradas pelos TILs durante sua atuação em aulas da disciplina de matemática. Inicialmente, são analisados textos que indicam os direitos de pessoas com deficiências, no viés do estudante surdo, mostrando a legislação que garante a inserção destes estudantes nas classes regulares de ensino, a regulamentação do exercício da profissão dos TILs e uma visão a respeito de como o professor, TIL e o estudante surdo encaram o ensino de matemática na perspectiva inclusiva. Na sequência foi aplicado questionário composto de 21 questões (objetivas e discursivas) a sete TILs, onde buscou-se verificar algumas características e dificuldades vivenciadas por estes profissionais. A partir da análise dos dados obtidos evidencia-se a ausência de sinais específicos para termos matemáticos acarretando em um dos principais obstáculos encontrados nas traduções e interpretações nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de Paula Correa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2016). Atualmente é professor da Escola Cristã de Curitiba. Tem experiência na área de educação inclusiva em Matemática.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2005), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), Especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Expressão Gráfica e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Teoria e Prática de Ensino, ambos na Universidade Federal do Paraná. Possui experiência de 14 anos na Educação Básica, disciplinas de Matemática e Desenho Geométrico. Possui experiência nas áreas de: i) Educação: Tecnologia Educacional e Expressão Gráfica no ensino de matemática; e ii) Pesquisa Operacional: KDD - Knowledge Discovery in Database e Otimização na construção de Grade Horária;

Heliza Colaço Góes, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012); Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010); e Licenciada em Matemática - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Paraná - campus Paranaguá. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Grupo de estudos e pesquisa das relações interdisciplinares da Expressão Gráfica", atuando em linhas de pesquisas que mostram as relações existentes entre a Expressão Gráfica e demais áreas do conhecimento, principalmente a Matemática, desenvolvendo novas metodologias de ensino com o auxílio de recursos tecnológicos e na formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Correa, V. de P., Góes, A. R. T., & Góes, H. C. (2018). Desafios enfrentados por Tradutores e Intérpretes de LIBRAS nas aulas de Matemática. Revista Educação Especial, 31(61), 285–298. https://doi.org/10.5902/1984686X26527

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua