Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X55111

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Educação Matemática Inclusiva, Desenho Universal para Aprendizagem.

Resumo

Este estudo verifica indícios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) presentes no uso de Tecnologias Digitais (TDs) na Educação Matemática Inclusiva. Para tanto, são analisadas pesquisas publicadas em duas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática: 2016 e 2019; evento que congrega maior número de pesquisadores e professores da área de Matemática no Brasil. Ao analisar os trabalhos publicados em tal evento, busca-se responder aos seguintes questionamentos: Como as TDs estão sendo utilizadas na Educação Matemática Inclusiva? É possível verificar a perspectiva do DUA ao utilizar as TDs na Educação Matemática Inclusiva? Com a metodologia adotada, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, emergem quatro temáticas: uso de tecnologias analógica e digital; uso de softwares e/ou aplicativos; uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem; e uso de videoaula e vídeos instrutivos. Pelas análises é possível concluir que a inclusão escolar está em processo, envolvendo pesquisadores e professores no desenvolvimento de tecnologias digitais ou analógicas. Ainda, as análises revelam que é tímida a presença do DUA na Educação Matemática Inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Aparecida Stresser Fiatcoski, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Graduanda na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Referências

AMORIM, Luigi Amato Bragança. Copa, álbum de figurinhas e matemática: Um trio inclusivo In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XIII ENEM, Cuiabá, 2019. Disponível em https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/2056/1122. Acesso em 3 de jan. 2020.

ASSIS, Claudio. A Língua Escrita e a Cognição Matemática dos Surdos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6450_2567_ID.pdf. Acesso em: 3 de jan. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 03 de jan. de 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 11 de mar. 2020.

CAMARGO, Erica Daiane Ferreira; ATTIE, João Paulo; OLIVEIRA, Juliene Santos; SANTANA, Rosilene Soares. O enfoque da acessibilidade na produção de materiais didáticos para o ensino de matemática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5823_3516_ID.pdf. Acesso em: 3 de jan. 2020.

CAMELO, Frankisilane Gonçalves; SILVA, Maria de Fátima Dias da Silva; OLIVEIRA, Camila Tenório Freitas de; OLIVEIRA, Silvânia Cordeiro de. Experiências de ensino junto a um estudante cego: da tutoria à sua prática docente. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/4614_3728_ID.pdf. Acesso em: 8 de jan. 2020.

CAST - Center for Applied Special Technology. Universal Design for Learning Guidelines. Versão 2.2, 2018. Disponível em http://udlguidelines.cast.org. Acesso em 03 de jan. de 2020.

CIVARDI, Jaqueline Araújo. Fazeres pedagógicos e investigativos no campo da Educação Matemática Inclusiva. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7019_2829_ID.pdf. Acesso em: 8 de jan. 2020.

CORREA, Vanessa de Paula; GÓES, Anderson Roges Teixeira; GÓES, Heliza Colaço. Desafios enfrentados por Tradutores e Intérpretes de LIBRAS nas aulas de Matemática. Revista Educação Especial, v. 31, n. 61, abr./jun. 2018.

FRANZIN, Rozelaine de Fátima; ZWAN, Licinara Daiane; ROSINSKI. Ana Maria. A educação de surdos e o contexto tecnológico: Uma experiência com a lousa digital. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7723_3560_ID.pdf. Acesso em: 12 de jan. 2020.

GUIMARÃES, Marcos Moraes; MATHIAS, Carmen Vieira. Ausência e necessidade de sinais adequados ao ensino de matemática para surdos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4820_2324_ID.pdf. Acesso em: 3 de jan. 2020.

KALEFF, Ana Maria Martensen Roland; ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da; OLIVEIRA, Matheus Freitas. Um catálogo de materiais didáticos concretos e virtuais para um laboratório de ensino de matemática inclusiva. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponivel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5005_2699_ID.pdf. Acesso em: 13 de jan. 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LANUTTI, José Eduardo. Educação inclusiva. In: INSTITUTO IUNGO. Iungo convida :: Educação Inclusiva :: LEPED/UNICAMP. 2020. (1h11m14s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qs_trvCwKBQ&t=2389s. Acesso em: 03 de jun. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LETWIN, Edith. Tecnologia educacional: Politica, histórias e propostas. Buenos Aires: Artmed, 1997.

LUZ, Adriana Augusta Benigno dos Santos; GÓES, Anderson Roges Teixeira. A expressão gráfica como tecnologia educacional na formação acadêmica docente. In: TERÇARIO, et al. Da internet para a sala de aula: tecnologia e comunicação no Brasil. Jundiaí: Paco editorial, 2016. p 41-50.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Educação inclusiva. In: INSTITUTO IUNGO. Iungo convida :: Educação Inclusiva :: LEPED/UNICAMP. 2020. (1h11m14s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qs_trvCwKBQ&t=2389s. Acesso em: 03 jun. 2020.

MORAES, Matheus Henrique Morato; DUTRA, Aline Gobbi. Audiovisual, Acessibilidade e as TICs a serviço da educação matemática: relatos do projeto “curtas matemáticos”. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/5716_3616_ID.pdf. Acesso em: 3 de jan. 2020.

MORAIS, Tula Maria Rocha; SILVA, Elisabete Leopoldina da.; FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Investigando as possibilidades do Scrath para o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos em cenários inclusivos. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XIII ENEM, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/579/1078 Acesso em: 10 de fev. 2020.

ONU - Organização das Nações Unidas. Convenção Internacional do Direito das Pessoas com deficiência. 2006. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/disabilities-es/convencion-sobre-los-derechos-de-las-personas-con-discapacidad-2.html. Acesso em: 5 de abr. 2020.

ROCHA, Naiara Chierici; SCHLÜNZEN, Elisa.Tomoe Moriya. O ensino de matemática e inclusão escolar: a perspectiva de projetos e da abordagem CCS. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7384_3361_ID.pdf. Acesso em: 3 de jan. 2020.

SANCHO, Juana M. A tecnologia: um modo de transformar o mundo carregado de ambivalência. In Sancho, Juana M. (Org.). Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS, Carlos Eduardo Rocha dos; FERNANDES, Solange Hassam Ahmad Ali. O design universal na educação a distância: uma proposta de Curso de educação financeira. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7891_3408_ID.pdf. Acesso em: 3 de jan. 2020.

SANTOS, Carlos Eduardo Rocha; FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Cenários inclusivos para aprendizagem matemática: Utilização de aplicativos on-line. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XIII ENEM, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/3128/1114. Acesso em: 10 de fev. 2020.

SBEM - SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. SBEM XIII: 2019. Pagina Inicial. Disponível em: http://www.sbemmatogrosso.com.br/xiienem/index.php./. Acesso em: 15 nov. 2019.

SBEM - SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática. 2020. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/grupo-de-trabalho/gt/gt-13. Acesso em: 11 dez. 2020.

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso: 5 de abr. 2020.

ZANQUETA, Maria Emilia Melo Tamanini; NOGUEIRA, Cléia Maria Ignatius. TDAH, surdez e ensino de matemática: O cálculo mental como estratégia didática. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, anais do XII ENEM, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7326_3138_ID.pdf. Acesso em: 5 de jan. 2020.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo RS, v22, n.2, 2018/abr-jun. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.222.04/60746207. Acesso em: 3 de jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Fiatcoski, D. A. S., & Góes, A. R. T. (2021). Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Inclusiva. Revista Educação Especial, 34, e13/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X55111

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)