Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X55111

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Educação Matemática Inclusiva, Desenho Universal para Aprendizagem.

Resumo

Este estudo verifica indícios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) presentes no uso de Tecnologias Digitais (TDs) na Educação Matemática Inclusiva. Para tanto, são analisadas pesquisas publicadas em duas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática: 2016 e 2019; evento que congrega maior número de pesquisadores e professores da área de Matemática no Brasil. Ao analisar os trabalhos publicados em tal evento, busca-se responder aos seguintes questionamentos: Como as TDs estão sendo utilizadas na Educação Matemática Inclusiva? É possível verificar a perspectiva do DUA ao utilizar as TDs na Educação Matemática Inclusiva? Com a metodologia adotada, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, emergem quatro temáticas: uso de tecnologias analógica e digital; uso de softwares e/ou aplicativos; uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem; e uso de videoaula e vídeos instrutivos. Pelas análises é possível concluir que a inclusão escolar está em processo, envolvendo pesquisadores e professores no desenvolvimento de tecnologias digitais ou analógicas. Ainda, as análises revelam que é tímida a presença do DUA na Educação Matemática Inclusiva.

Biografia do Autor

Daiana Aparecida Stresser Fiatcoski, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Graduanda na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Fiatcoski, D. A. S., & Góes, A. R. T. (2021). Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Inclusiva. Revista Educação Especial, 34, e13/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X55111

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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